CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE PASSO FUNDO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO NO 08 DE MARÇO
14/03/2018
Três palestras trouxeram importantes esclarecimentos às trabalhadoras que se reuniram no 08 de março no SINDISAÚDE. A oficina que tratou sobre o tema “Os Impactos das Reformas Trabalhista e Previdenciária na Vida e na Saúde das Mulheres”, além de lembrar às motivações da escolha da data para o Dia Internacional da Mulher – a morte em um incêndio de 130 operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque (EUA) – mostrou que as desigualdades entre homens e mulheres serão aprofundadas com a Reforma da Previdência.
De acordo com a professora da UFFS, Valderléia Pulga, “a reforma vai acabar com o único mecanismo compensatório para as mulheres, pois haverá equiparação dos critérios de idade e tempo de contribuição”. De acordo com ela, neste momento – de profundas mudanças e perdas com a reforma trabalhista – é necessário que a categoria se una em torno do sindicato “que é a única instância de acolhimento das dores sociais das mulheres”.
A socióloga Elenice Pastore defendeu uma postura solidária das trabalhadoras com relação às suas colegas de trabalho. Assinalou ainda a sobrecarga de trabalho da mulher nos campos profissional de pessoal, sem o devido reconhecimento. Ela também lembrou que nos hospitais os cargos de chefia, são em sua maioria exercidos por homens, e que as mulheres que os possuem são de menor salário e com menos poder de decisão, sendo submetidas a uma instância superior que determina ações a serem desenvolvidas.
A médica cubana Greisy Hechavarria Muchuli analisou aspectos relacionados às doenças que acometem o trabalho das mulheres no ambiente hospitalar e as formas como elas podem preveni-las. Sua explanação também trouxe um conteúdo motivacional, cobrando das mulheres uma reflexão de que é necessário deixar de lado situações que são nocivas às suas vidas, abrindo espaço para mudanças.
Conteúdo Relacionado