CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RS: ASSEMBLEIA APROVA PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL
14/03/2018
Na terça-feira (13/03), foi realizada na Igreja Pompéia a primeira Assembleia Geral da Campanha Salarial 2018 para os trabalhadores dos hospitais públicos e privados, clínicas (Sindihospa), e também para os das entidades beneficientes e filantrópicas (Sindiberf). Por unanimidade, a pauta de reivindicações construída pelo Sindisaúde-RS e assessoria jurídica foi aprovada pela categoria. Além disso, a diretoria do sindicato foi respaldada para seguir as negociações com a patronal.
O presidente, Arlindo Ritter, ressaltou a importância das mobilizações dos trabalhadores, já que com a Reforma Trabalhista a luta para manter e ampliar direitos será ainda maior. Um dos principais motivos também é a decisão do Ministro do STF, Gilmar Mendes, pelo fim da ultratividade da norma. Com isso, não existe mais a garantia de manutenção do estabelecido por Convenção ou Acordo Coletivo: enquanto uma nova negociação não for fechada, todos os direitos conquistados por meio desses instrumentos ACABAM a partir da data-base.
Sindiberf -Diante desse cenário, as negociações com o Sindiberf (Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul) serão o maior desafio, visto que a Convenção Coletiva dos trabalhadores dos hospitais filantrópicos encerra-se no dia 30 de março. "Este ano precisamos de ainda mais força nas negociações com os filantrópicos", reforçou Ritter. O sindicato também informou à categoria que já negocia com o Sindiberf a assinatura de um termo de manutenção para que sejam asseguradas as cláusulas da CCT até que um novo instrumento seja firmado.
Sindihospa -Já a Convenção com o Sindihospa (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) tem vigência de dois anos, ou seja, até 2019 as cláusulas ajustadas estão mantidas. O foco das negociações será o reajuste salarial. Assim, o advogado do sindicato, Silvio Boff, alertou que os trabalhadores terão que estar preparados para as contrapartidas da patronal, para que não se perca nenhum direito da CCT.
O secretário-geral do sindicato, Julio Jesien, coordenou os trabalhos da assembleia de hoje, que marca a abertura oficial da Campanha Salarial 2018. Além da diretoria do sindicato, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Milton Kempfer, também participou da assembleia e reforçou a importância da unidade de todos os Sindisaúdes do estado na luta contra a Reforma Trabalhista e na busca por melhores condições de trabalho.
Conteúdo Relacionado