CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEPE E ENFERMEIROS DO RECIFE CONSTROEM PAUTA DE REIVINDICAÇÃO 2018
24/01/2018
O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE realizou na quinta-feira, 18/01, assembleia geral com os enfermeiros ligados à Prefeitura do Recife. O objetivo foi construir junto a categoria, a pauta de reivindicações de 2018.
A assembleia conduzida pelo vice-presidente do SEEPE, Djanos Oliveira, e pela Secretária Geral, Betânia Barreto. Participaram ainda, as diretoras Norma Lauria, Ângela Olegário, Marlene Brito, Ednalva Bezerra e Márcia Lira.
Na ocasião, o SEEPE expôs a pauta de reivindicações do ano passado para que a assembleia pudesse discutir sobre os pleitos que não foram atendidos na última campanha. Como novidade, foi aprovada a negociação salarial de forma plurianual, algo que se for acatado pela gestão da PCR, garantirá reajuste salarial pelos próximos três anos.
Ao todo, somando as perdas salariais de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2016 e 2017, as projeções de perdas para 2018, 2019 e 2020 e um ganho real de 10%, a assembleia aprovou um percentual de reajuste de 34,12% a ser implementado em três parcelas anuais da seguinte forma: 10% no ano de 2018, 10% em 2019 e 14,12% em 2020, todos com retroatividade à data base (01 de janeiro) do ano de reajuste de cada parcela.
Além do percentual de reajuste, os enfermeiros aprovaram nas cláusulas de cunho financeiro: equiparação do valor da hora trabalhada entre enfermeiros de 30 e 40 horas, reajuste do valor pago como ADESUS, cumprimento de acordos anteriores de equiparação de gratificações entre enfermeiros 30h que aderem à jornada de 40 horas, pagamento de insalubridade em grau máximo (40%) para enfermeiros do SAMU, pagamento de adicional de plantão, e correção dos valores pagos como evento extraordinário.
A respeito das cláusulas sociais, foram aprovados a liberação de 08 horas semanais para estudo, melhoria das condições de trabalho, a implantação de convênio para fornecer cursos de mestrado profissional, seguro de vida, a construção de protocolo municipal para atuação dos enfermeiros, dentre outros.
"Há dois anos que os enfermeiros do Recife estão sem reajuste salarial e amargando perdas. Vamos começar a mobilização para as reivindicações do ano de 2018. A pauta construída será encaminhada e aguardaremos a primeira mesa negocial deste ano o quanto antes, tendo em vista que nossa data base é em janeiro “, destacou o vice-presidente do SEEPE, Djanos Oliveira.
Confira todas as cláusulas financeiras e sociais da pauta de reivindicações aprovadas pelos enfermeiros do Recife para o ano de 2018:
/userfiles/file/RESUMO%20PAUTA%20PCR%202018.pdf
Conteúdo Relacionado