CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG: SERVIDORES DA UNIMONTES E UEMG CONQUISTAM REAJUSTE NO VALE ALIMENTAÇÃO
18/01/2018
Os(as) servidores(as) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) terão reajuste no vale alimentação que passará de R$20,00 para R$37,50. A conquista foi fruto de mobilização dos trabalhadores, organizados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde) e demais entidades representativas das outras áreas da universidade. A resolução conjunta Unimontes/UEMG/Sedectes já foi assinada pelas reitorias e a expectativa é que na próxima semana seja publicada. O benefício está previsto no decreto 47.326 de 28 de dezembro de 2017.
Segundo a Universidade, a perspectiva é que a ampliação do valor da ajuda de custo venha beneficiar em torno de dois mil servidores da Unimontes do campus-sede, dos campi avançados e núcleos e do Hospital Universitário, entre professores, servidores técnico-administrativos e trabalhadores da saúde.
O pagamento do auxílio alimentação será pago mensalmente, considerando cada dia efetivamente trabalhado. A delegada sindical, diretora do Núcleo Regional do Sind-Saúde/MOC e também servidora da Unimontes, Michele Aparecida Celeste, informa que agora falta apenas tramites administrativo para que o pagamento ocorra em fevereiro ou até mesmo em janeiro.
O diretor do Sind-Saúde/MG e servidor da Unimontes, Avilmar Pereira, transmite o sentimento de conquista dos trabalhadores da saúde na Universidade que conseguiram o reajuste através da organização da categoria. “Uma luta de mais ou menos um ano para este aumento desse vale. Os profissionais estão aguardando essa publicação para que este vale que é uma conquista importante, já que não temos nenhum ganho real no salário base, então nada mais justo do que esta vitória.”
Avilmar relembra também que nas próximas negociações com o governo, que acontece no dia 9 de janeiro, está em pauta a incorporação das gratificações da área da saúde. Na Unimontes, assim como em várias carreiras da saúde, existem servidores que recebem no salário base abaixo do mínimo nacional.
Conteúdo Relacionado