CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRETORIA DO SINTFESP GO EXTERNA INSATISFAÇÃO DA CATEGORIA COM ANÚNCIO DE REAJUSTE PELA GEAP
12/01/2018
A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-Go/To) reuniu-se na sexta-feira, 05/01, com o Gerente Regional da Geap, Helio Bernades. A diretoria externou o sentimento de insatisfação dos trabalhadores e trabalhadoras - e também os aposentad@s - do INSS e do Ministério da Saúde com o anúncio de mais um reajuste no valor da mensalidade do plano de saúde.
O sindicato deixou claro que a continuar como está - com altos reajustes anuais, sempre acima da inflação - a tendência será uma grande evasão de participantes no plano.
Muitos servidores recebem de salário mensal valor igual ou até menor do que o que paga por mês à Geap.
O próprio gerente regional informa que somente em 2017 “mais de mil pessoas deixaram o plano”. Helio Bernades disse ainda que os reajustes são executados “com base em cálculos atuariais de modo a garantir o equilíbrio financeiro do plano de saúde”, o que foi contestado pelas lideranças sindicais que avaliam que “essa política é extremamente excludente e está expulsando os servidores da Geap”.
O sindicato vai acionar as entidades nacionais representativas da categoria e os representantes dos trabalhadores no Conselho Nacional de Administração da Geap (Conad), de modo a articular formas de luta conjunta visando garantir a existência de um plano de saúde que seja de qualidade com mensalidade justa, compatível com o que recebem os seus principais mantenedores, que são os servidores do INSS e do Ministério da Saúde e de tantos outros órgãos públicos federais.
Outro assunto tratado foi uma parceria da Geap com o Sintfesp para o oferecimento oficinas de interesse da diretoria. O sindicato ficou de consultar a categoria a respeito e dar retorno o mais rápido possível à Geap, já que a ideia é começar as oficinas - ginástica, dança, oficinas de memórias entre outras possibilidades - já em fevereiro.
Cláudio Marques
Conteúdo Relacionado