CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO DEBATE MUDANÇAS NA POLÍTICA DE ATENÇÃO BÁSICA
05/01/2018
Com intuito de ampliar o debate sobre como as mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) impactam a vida dos trabalhador@s da Atenção Básica, o Sindsaúde participou de um seminário realizado em Cuiabá na quinta-feira (14/12). Com o tema “Os desafios e mudanças da PNAB”, o evento ocorreu no auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa do Mato Grosso.
Além do diretor de Comunicação do Sindsaúde/GO e da Fenasce, Leocides Souza, ainda compuseram a mesa o deputado estadual mato-grossense, Leonardo Albuquerque, e a secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia.
Alerta
Durante sua intervenção, Leocides fez uma análise de conjuntura relacionando as alterações na PNAB e o cenário político-econômico do país. Ele alertou que a estratégia de saúde da família poderá deixar de ser prioridade. De acordo com ele, um dos efeitos da nova PNAB é a "redução do quantitativo mínimo de agentes comunitários de saúde (ACS) por unidade de saúde, o que poderá comprometer o rendimento do trabalhador e o atendimento à população".
Ainda de acordo com Leocides, com o comprometimento do Programa Estratégia de Saúde da Família e das atividades dos ACS, o SUS ficará ainda mais fragilizado abrindo brechas para agravar o seu subfinanciamento.
Por outro lado, Elizeth defendeu que a nova PNAB beneficiaria os usuários do SUS, já que a população não necessariamente precisaria ficar presa a uma unidade de saúde específica.
PNAB
A falta de consenso em torno da Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que trata da nova PNAB gerou polêmica. Houve críticas dos movimentos sociais que atuam em defesa da Saúde e inclusive do próprio Conselho Nacional de Saúde.
Conteúdo Relacionado