CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC REALIZA CERIMÔNIA DO MÊS DO COMBATE AO RACISMO
13/12/2017
“O preconceito e a discriminação afetam o negro não só no mercado de trabalho e na educação, mas também em esferas pessoais. Estamos vivendo em uma sociedade que alimenta o ódio. Um dos principais desafios é vencer o preconceito. As pessoas precisam parar de nos ver de forma estereotipada. Estamos alcançando novas possibilidades e isso deve ser respeitado”.
Esse é o resumo da situação do negro no Brasil na visão do presidente do SindSaúde ABC, Almir Rogério Mizito, durante pronunciamento no evento da Consciência Negra realizado sábado último na sede do Sindicato.
O debate foi aberto com a execução do Hino à Negritude, puxado pela sindicalista Inez Galardinovic, do Sindicato dos Bancários do ABC, que também fez uma saudação aos presentes.
Participaram da mesa de debates, além de Mizito, a secretária de Combate ao Racismo da CUT São Paulo, Rosana Aparecida da Silva, o presidente da CUT Regional ABC, José Freire, a vereadora Ana Nice – primeira vereadora negra de São Bernardo – e a secretária de Políticas Sociais do SindSaúde ABC, Rute Nascimento.
As atividades tiveram início às 13h, com oficina de turbantes e exposição de artesanato, roupas, sapatos etc. As crianças tiveram espaço reservado com atividades recreativas, sob o comando da boneca “Emília”, caracterizada pela diretora do Sindicato, Marizete Cardoso.
Ao final do debate foram sorteados brindes aos participantes e servido caldo de feijoada, ao som do grupo de samba de Willian Cunha.
Conteúdo Relacionado