CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG: OCUPAÇÃO DA ALMG TERMINA E ABRE NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO
16/10/2017
Com uma pauta de itens para atendimento imediato, servidores da saúde desocupam a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A desocupação aconteceu na noite da terça-feira (03/10) após definição de uma reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão Helvécio Magalhães em que os pontos debatidos serão para cumprimento ainda este ano. Os trabalhadores não aceitam mais acordos que condicionam fatores de melhoria financeira. Desde a implementação da política remuneratória o funcionalismo não vê anúncio de reajuste salarial e a categoria da saúde coleciona acordos assinados que não foram cumpridos. A reunião com o governo acontece na próxima segunda-feira (09/10) às 10 horas na Cidade Administrativa.
A ocupação da ALMG foi aprovada pelos servidores da saúde após perceberem que as negociações poderiam mais uma vez ficar na promessa. Para conquistar um ganho real, a pauta foi estabelecida com alternativas que fazem diferença ao trabalhador, mas que ao mesmo tempo não causa aumento nos gastos com a folha de pagamento, argumento insistentemente utilizado pelo governo.
Para garantir a discussão de pontos para atendimento imediato, os servidores tomaram o prédio do legislativo e chegaram a dormir na ALMG. Antes de conseguir reabrir as negociações, os trabalhadores sofreram tentativas de expulsar a ocupação da Casa. Foram impedidos de entrar com comida e qualquer infraestrutura mínima para manter os trabalhadores.
Durante a ocupação, os servidores da saúde receberam apoio de movimentos sociais como o Central dos Movimentos Popular (CMP) e União Metropolitana por Moradia Popular de Belo Horizonte (UMMP-BH). Também estiveram presentes e intermediaram a negociação os mandatos dos deputados estaduais Rogério Correia e Dr. Jean Freitas e do vereador Pedro Patrus.
Veja a pauta que foi apresentada ao governo e deverá ser debatida na reunião:
SES
- Publicação imediata da resolução conjunta Seplag/COF/Fazenda do reestabelecimento do salário básico não ser menor que o mínimo praticado no país.
Funed
- Implementação imediata da redução da jornada de 35 horas.
- Pagamento do vale alimentação na folha de pagamento no mês de outubro.
Fhemig
- Intervenção imediata e solução de problemas na gestão CSSI
- Implementação imediata do calendário de redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas sem redução salarial.
- Garantia do governo de investimento na unidade hospitalar Galba Ortopédico assegurado a manutenção do serviço.
- Revogação imediata da portaria presidencial Fhemig que trata do ponto facultativo.
- Implantação do ADVEB para todos.
Unimontes
- Incorporação da gratificação complementar (GC) e abono R$190,00 (acordo assinado).
ESP-MG
- Implementação imediata do auxílio-creche
Conteúdo Relacionado