CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV PE REALIZA EVENTO PARA DIA DO IDOSO
06/10/2017
Cerca de 480 filiados do Sindsprev-PE participaram, na terça (03/10), da comemoração especial do Dia do Idoso no Centro de Formação e Lazer (CFL). Foram realizadas atividades diversificadas: café da manhã, ginástica laboral, palestra e almoço dançante, animado pela Banda Como Antigamente.
A mesa do evento foi composta pelo coordenador geral do Sindicato, Luiz Eustáquio; a diretora da Secretaria dos Aposentado, Amara Vital; o secretário de segmentos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sérgio Moura.
Foram montados vários stands que repassaram informações aos participantes sobre saúde, auto-estima e qualidade de vida e atendimentos de cuidados especiais, como cabelereiro, manicure, entre outros. A palestra foi proferida pela titular da Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, da Prefeitura do Recife, Ana Cristina.
Tendo como tema principal " Qualidade de Vida “, com apresentação de slides (power point), a palestrante Ana Cristina falou inicialmente sobre o aumento da expectativa de vida e desafios diante do crescimento significativo da população idosa. Ao mesmo tempo, levantou questionamentos sobre o respeito aos direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, em vigor há 14 anos, desde 1º de outubro de 2003.
Ela destacou a importância de envelhecer de forma prazeirosa e saudável, mantendo-se em atividades físicas, culturais e de lazer e valorizando sempre o convívio familiar e social. Na palestra e também no debate aberto, os participantes relataram a necessidade de asseguram direitos essenciais, como a aposentadoria, pensão, outros benefícios previdenciários e saúde pública.
No debate, foram discutidos os direitos de acessibilidade e gratuidade, principalmente aos lugares reservados em transporte público e vagas de estacionamento em espaços públicos e privados, como bancos e shoppings centers, que ainda são muito dificultados e desrespeitados.
No final, concluiu-se que é preciso lutar constantemente para garantir todos os direitos dos idosos de hoje e das próximas gerações.
Conteúdo Relacionado