Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORES E USUÁRIOS REALIZAM ASSEMBLEIA PARA DEBATER SITUAÇÃO DO CAPS ITAPEVA

Trabalhadores e usuários realizam assembleia para debater situação do CAPS Itapeva

01/08/2017

Preocupação dos usurários e trabalhadores é que uma unidade que até então é modelo e referência para o país, esteja chegando ao fim

Escrito por: Sindsaúde SP

 

Todas as quartas-feiras trabalhadores(as) e usuários(as) se reúnem em assembleia no CAPS Itapeva. Este CAPS existe a mais de 30 anos e é considerado pioneiro no modelo de assistência psicossocial para o País.


Na reunião de 26 de julho a pauta foi sobre a exoneração do psicólogo Rene Rogerio, que trabalhava na unidade. Usuários ficaram inconformados com a decisão da procuradora que exonerou o trabalhador. De acordo com a diretora regional do SindSaúde-SP, Janaina Luna, a atitude faz com que “os pacientes percam suas referências terapêuticas, causando uma interferência terapêutica”, explicou.


Uma das preocupações por partes dos usuários é sobre a possível intensificação das internações compulsórias, eles entendem que a referência terapêutica não está mais presente. A política de internação compulsória proposta pelos governos Alckmin e Dória tem preocupado diversos especialistas.


“O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço público de saúde mental que tem como objetivo o atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, pautado pelo respeito à cidadania. Os CAPS foram criados como uma alternativa aos tratamentos em saúde mental, fora do modelo centrado no hospital psiquiátrico, no qual o paciente tendia a permanecer isolado da sociedade”, declarou Janaina.


Ainda de acordo com a diretora, a unidades incorporou ao projeto oficinas de trabalho, atividades culturais e de cuidados pessoais, desenvolvendo estratégias e princípios que permanecem até os dias de hoje nos modelos CAPS. Nesse modelo a equipe é multiprofissional, sendo responsável pelos casos e as atividades, além do atendimento às necessidades do usuário de maneira global, auxiliando na inserção social, moradia, renda e rede de relacionamentos dos pacientes.


“A preocupação dos usurários e dos trabalhadores é que uma unidade que até então é modelo e referência para o país, esteja chegando ao fim”, disse a diretora.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]