CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SÃO PAULO É O ESTADO QUE MAIS MATA PESSOAS LGBT NO PAÍS
05/07/2017
O dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A data foi escolhida porque, em 28 de junho de 1969, em Nova York, homossexuais que apanhavam constantemente da polícia norte-americana resolveram reagir contra a violência. Passados alguns anos, homossexuais de todo o mundo adotaram 28 de junho como o Dia de Orgulho.
Nesta data vale também lembrar que o estado de São Paulo é o que mais mata pessoas LGBT no país. A cada 25 horas uma pessoa deste segmento é assassinada no Brasil, segundo a pesquisa do Grupo Gay da Bahia (GGB).
Para o coordenador do Coletivo LGBT da CUT-SP, Marcos Freire, as lutas desta população continuam sendo as mesmas de meados da década de 1990. “Ainda que tenhamos avançado com a conquista de leis específicas, como o próprio direito ao casamento, ao uso do nome social em várias cidades e estados ou à aplicação de multas para estabelecimentos que nos discriminam, vemos ainda um cenário de discriminação e de violência que se dá em muitos aspectos na sociedade, situação que ainda precisamos avançar”, avalia.
Para comemorar a data, parlamentares e entidades, como a CUT São Paulo, promoveram na quarta-feira, 28/06, ato solene no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Maria Helena Domingues, jornalista do SindSaúde ABC, com informações da CUT/SP
Conteúdo Relacionado