CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEB CONTRA A VIOLÊNCIA SOFRIDA PELOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM
21/06/2017
Cada vez mais temos vivido um cenário onde os prejuízos das más condições de muitos serviços de saúde que são oferecidos em todo o país não afetam somente a população que busca por atendimento: do outro lado desse problema está o profissional que, além de atender com poucos meios de prestar o devido socorro ao paciente, é muitas vezes pressionado e responsabilizado pelas falhas, chegando até mesmo a sofrer agressões verbais e físicas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelos Conselhos Regional de Medicina e Enfermagem de São Paulo (Cremesp e Coren-SP, respectivamente), quase 60% dos médicos e cerca de 55% dos enfermeiros já haviam sofrido algum tipo de violência no trabalho.
Acredita-se que o principal fator que contribui para esse quadro reside na sobrecarga do sistema público de saúde, nas más condições de atendimento com quantidade insuficiente de médicos, baixo estoque de medicamentos, aparelhos e leitos, falta de fiscalização dos locais de trabalho, pouca capacitação profissional e insuficientes campanhas informativas.
Além disso, considerando que a Enfermagem costuma estar na linha de frente do atendimento, o fato de ser uma classe composta majoritariamente por mulheres se torna mais um agravante para o quadro de desrespeito.
Por essa razão, o COFEN lançou no mês de maio desse ano a campanha “Respeito na Veia”, para tratar de um assunto que necessita de mais debates e resoluções efetivas.
E, com a chamada “não descuide de quem cuida”, o SEEB endossa também um movimento com os mesmos fins de sensibilização e conscientização, levantando em todas em todas as suas redes a questão para ser discutida.
É preciso que não nos calemos diante desse cenário, nem tampouco podemos nos intimidar. Participe das campanhas em sua instituição e entre em contato com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) e com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia quando necessário, para denunciar alguma agressão sofrida. Juntos somos mais fortes!
Conteúdo Relacionado