CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTFESP GO DIVULGA CARTA ABERTA EM DEFESA DO INSS
12/05/2017
CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO: GOVERNO TEMER NA DIREÇÃO DO INSS PREJUDICA TRABALHADORES E QUER ACABAR COM SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO!
Nós, trabalhadores no Brasil, estamos enfrentando diversos ataques em nossos direitos com a aprovação da Lei da Terceirização e as propostas de reforma da Previdência Social e Trabalhista, que atingem diretamente o nosso custo de vida, além de aumentar o desemprego, a pobreza e a violência. Através da mídia, o governo e seus aliados mentem para a população ao afirmar que essas mudanças são importantes para reduzir os gastos públicos e pagar as dívidas do Estado Brasileiro.
E, assim, acobertam o roubo do nosso dinheiro público por meio da corrupção entre os políticos e empresariado, inclusive do sistema financeiro. Querem tornar lei o desvio de dinheiro dos serviços públicos para os bancos e empresas e destruir ainda mais nossos direitos sociais. Tudo está muito bem planejado para fazer com que a população acredite que as perdas sociais são um mal necessário e aceite que mais uma vez sejam roubados nossos direitos. Por isso, uma grande campanha tem sido realizada contra os serviços públicos, os direitos sociais/trabalhistas e os servidores.
O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) é um dos principais exemplos destas medidas. Os(as) servidores(as) enfrentam problemas como péssimas condições de trabalho e falta de recursos humanos para atendimento à população. E tudo isso prejudica a nós, trabalhadores, que não temos um atendimento de qualidade, esperamos meses e horas para sermos atendidos e muitas vezes temos de nos deslocar, por conta própria, para outras cidades, pois no local onde moramos não é ofertado determinado serviço de que necessitamos. Esta realidade é resultado de uma ação direta do governo para vender a imagem de que o serviço público não serve e, assim, privatizar o INSS. Os servidores do INSS constantemente têm denunciado esta situação e defendem a Previdência Social pública e ampliada.
Esse governo corrupto e seus aliados instituíram a atividade para os médicos peritos do INSS fazerem o “pente fino” do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. E agora, por medo da revolta da população, proibiram a entrega do resultado da perícia médica no INSS e ainda ameaçam punir o servidor que descumprir essa ordem. Além disso, os servidores do instituto são alvo de ataques de determinados setores da DIREÇÃO do INSS que, junto com o governo, agem para destruir os direitos dos trabalhadores brasileiros.
O Serviço Social e a Reabilitação Profissional do INSS estão sendo desmontados e ameaçados de extinção por serem áreas que desenvolvem atividades diretas com a população e entendem que, para a além da doença, questões como pobreza, baixa escolaridade, desemprego, falta de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), exploração das empresas, dentre outros, são fatores que pioram a saúde do trabalhador e o impedem de trabalhar para garantir o pão na mesa. O governo quer terceirizar o programa de Reabilitação Profissional para entidades representantes das empresas e acabar com o atendimento dos assistentes sociais à população dentro do INSS. E com isso acabar com qualquer tipo de avaliação biopsicossocial e multiprofissional, prejudicando, assim, milhares de pessoas que possuem algum grau de deficiência, além dos segurados em auxílio-doença.
POR ESSES MOTIVOS VIEMOS A PÚBLICO DENUNCIAR!
Juntem-se a nós nessa luta para a garantia de que estes serviços fundamentais aos usuários do INSS não sejam destruídos por este governo.
DIGA NÃO AO DESMONTE DO SERVIÇO SOCIAL E DA REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS! NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL! NÃO ÀS REFORMAS TRABALHISTAS!
O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência dos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) se solidariza com os servidores do INSS e se coloca ao lado deles nesta luta que deve ser de toda a população brasileira. A Diretoria Executiva Colegiada do Sintfesp está à disposição para o que se fizer necessário.
Conteúdo Relacionado