Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES DO INSS E DA SAÚDE FEDERAL ADEREM À GREVE GERAL

Servidores do INSS e da saúde federal aderem à Greve Geral

02/05/2017

Greve Geral é um ato político contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a sanção do projeto da Terceirização

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

Na sexta-feira (28), as agências da Previdência Social (APS) de Pernambuco estão fechadas. Os servidores do INSS e do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Funasa e RFB aderiram à Greve Geral contra as reformas da Previdência, Trabalhista e a sanção do projeto de Terceirização.  “A Greve Geral foi deflagrada para mostrar ao Governo Temer que os trabalhadores não aceitam nenhum corte de direito”, destacou o dirigente Luiz Eustáquio. Durante toda a manhã, os dirigentes do Sindsprev-PE estão visitando os locais de trabalho para convidar os servidores a fortalecer o movimento e esclarecendo a população sobre os objetivos da Greve Geral. 


Balanço -  Todas as APS da Gerência Recife estão com as atividades totalmente paralisadas. O mesmo acontece na Gerência Petrolina, Caruaru e Garanhuns no interior do estado. Na Saúde, as atividades também foram parcialmente paralisadas, apenas os serviços essenciais foram mantidos. A adesão foi parcial no Hospital das Clínicas e no Hospital Barão de Lucena toda parte de atendimento está parado. Mantidos os serviços essenciais e o plantão. 

 

Trabalhadores se reuniram em frente a Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, enquanto os servidores do Ministério da Saúde protestaram nas unidades de saúde. Os atos também ocorreram em várias APS e denunciam a retirada de direitos que tem sido feita pelo Governo Temer, como o fim da aposentadoria com enriquecimento de bancos e incentivo à previdência privada. As mobilizações atingem o Recife, Região Metropolitana e interior e é comandada pelo Sindsprev-PE. 

 

“A proposta de Reforma Trabalhista, aprovada na última quarta-feira (26), também é outro absurdo que o governo quer empurrar de goela abaixo. Foi feita sem discussão e extermina com direitos trabalhistas. Vamos denunciar os deputados de Pernambuco que foram favoráveis a esse massacre e mostrar à sociedade que ela está sendo enganada”, avalia o coordenador do Sindsprev, José Bonifácio. 

 

Ato Público com Caminhada - Os servidores foram convocados pelo Sindsprev para participar do ato articulado pelas centrais e o coordenado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE). A concentração será às 14h, na Praça do Derby, no Recife. A caminhada será às 15h. 

 

A reunião que definiu a estratégia de mobilização aconteceu durante a Plenária das Centrais, na terça-feira, dia 25 de abril, na sede da CUT-PE, e teve a presença da Força Sindical, UGT, Central dos Servidores Públicos, CTB, Nova Central, Intersindical, Conlutas, Frente Povo Sem Medo e do Fórum de Mulheres.


Novas perspectivas de luta

 
A Greve geral do dia 28 de abril aponta novas perspectivas de luta. É uma revelação clara de que aumenta a cada dia a insatisfação e a resistência dos trabalhadores e da população contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários.

 
Outro aspecto positivo foi uma maior adesão da população que está compreendendo melhor os ataques das reformas do governo Temer que prejudicam a todos, principalmente aqueles que precisam de uma maior proteção social.

 
Esta greve geral demonstrou também que os movimentos sindicais e sociais estão dispostos a reagir cada vez mais e acumular mais forças para enfrentar o golpismo, o neoliberalismo e as mentiras da " grande " mídia, principalmente a Rede Globo e veículos de imprensa similares. Para isso, contamos com o trabalho incansável e crescente dos instrumentos de mídia livre.

 
O que vimos no alcance da greve geral do dia 28/04 é o vislumbramento de avançar mais e demarcar novos espaços nesta disputa política, que aponta para novos confrontos inevitáveis e necessários para impedir perdas do que conquistamos com lutas permanentes durante muitas décadas.




 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]