Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ASSÉDIO MORAL

Sindsaúde MG participa de seminário sobre assédio moral

06/04/2017

Seminário teve como tema “Conscientização, Prevenção e Combate as Práticas de Assédio Moral no âmbito da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Estado"

Escrito por: Sindsaúde MG

 

Na última sexta-feira (31/03), o auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu o “Seminário de Conscientização, Prevenção e Combate as Práticas de Assédio Moral no âmbito da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Estado”.

 

Promovido pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), o evento contou com a participação de sindicatos, entre eles o SindSaúde MG, órgãos públicos e trabalhadores. Na programação, os palestrantes buscaram contextualizar e planejar estratégias para combater o assédio moral que os trabalhadores do SUS de Minas Gerais estão sofrendo em seus locais de trabalho.

 

As denúncias no SindSaúde são frequentes de servidores da saúde que estão sofrendo abusos e degradação no ambiente de trabalho. Os trabalhadores são coagidos a fazer atividades que não fazem parte de sua função. Há também controle de horário de almoço e até mesmo das idas ao banheiro. Além disso, a avaliação de desempenho está sendo usada como forma de punição pelas chefias.

 

A Ouvidora de Saúde, Conceição Resende, explicou que o assédio é enraizado e deve ser combatido. “Temos uma relação de um Estado extremamente autoritário, tivemos mais ditaduras que regimes democráticos no Brasil, temos uma família com raízes autoritárias e, por isso, o autoritarismo também está enraizado no ambiente de trabalho, e ele se traduz em ações de assédio entre as pessoas”.

 

A ouvidoria precisa ser reconhecida pelos trabalhadores como um canal de denúncia para os abusos. Durante o evento, Conceição explicou que a Ouvidoria do SUS será sistêmica, já que atualmente não há um protocolo e as denúncias se perdem no meio do caminho. Ouvidores selecionados a partir de critérios avaliados pela ouvidoria-geral estão sendo designados para ouvidorias em locais de trabalhos do SUS. Para o SindSaúde, entretanto, esses servidores deveriam ser escolhidos através de votação.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]