CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GRANDE MANIFESTAÇÃO MARCA O DIA DA MULHER EM GOIÂNIA
14/03/2017
O 8 de Março, que costuma ser uma data para homenagear às mulheres, se transformou em um dia de Luta em todo país. Em Goiânia não foi diferente. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade se uniram para marchar contra a Reforma da Previdência e pela garantia dos direitos da Mulher.
Reforma
Organizada por várias entidades sindicais como o Sindsaúde GO, Sintsep, Fetaeg, Sintfesp, CUT/GO, Movimento Camponês Popular e outras, a manifestação em Goiânia teve início em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, onde o Sintego também realizou uma assembleia com os professores. De lá, os manifestantes seguiram juntos em passeata até o centro de Goiânia.
A Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal estipula que homens e mulheres só se aposentem a partir dos 65 anos. Além disso, para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador será obrigado a contribuir por quase 50 anos. Para os Sindicatos e Movimentos Sociais, as regras penalizam o trabalhador, principalmente, as mulheres que muitas vezes possuem salários inferiores ao dos homens e jornada dupla até tripla.
União
A presidenta do Sindsaúde GO, Flaviana Alves, destacou a relevância do ato em defesa dos direitos trabalhistas. “É um momento muito importante porque trabalhadores do campo e da cidade se uniram contra a reforma da previdência e por nenhum direito a menos”.
Flaviana lembrou que os cargos na área de saúde são majoritariamente ocupados por mulheres – por isso a importância do envolvimento do Sindsaúde GO nessa luta - e ressaltou ainda que o enfrentamento em Goiás também é contra o pacote de maldade do governador Marconi Perillo que congela salários por dez anos e agrava a situação servidores goianos.
Diálogo
A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e diretora de Finanças do Sindsaúde GO, Maria de Fátima Veloso, avaliou de maneira positiva a mobilização do dia 8 de Março. “Hoje é um dia de reflexão e de luta na garantia dos nossos direitos. O ato foi excelente porque mesmo sob o sol forte, tivemos milhares de pessoas. Nós conseguimos dialogar com toda sociedade no centro de Goiânia e certamente, ficou mais claro o prejuízo que essa reforma da previdência vai trazer para a população”.
Rádio Trabalhador
Além da demonstração de força dos trabalhadores e das trabalhadoras, o 8 de março também foi especial por outro motivo. Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, a Rádio Trabalhador. O projeto nasceu da união entre a CUT/GO e várias entidades sindicais, entre elas o Sindsaúde GO e promete ser o mais novo espaço destinado aos assuntos que importam para a classe trabalhadora.
“Esse canal de comunicação vem para fortalecer a nossa luta. Esse é um dia histórico porque inaugurar essa rádio no Dia Internacional das Mulheres é reafirmar a grandeza da luta das mulheres por nenhum direito a menos”, enfatizou Flaviana.
Conteúdo Relacionado