CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS DEFENDE O SUS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
06/07/2016
A presidenta do SERGS, Cláudia Silva, participou na quinta, dia 29/06, da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (CSMA) que debateu o tema “Financiamento do Sistema Único de Saúde – Avanços e Desafios”. A audiência teve a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira Santos e de representantes de entidades ligadas à saúde, prefeituras, parlamentares, conselhos e sindicatos.
Ronald Ferreira Santos alertou que as propostas de emenda à Constituição – PEC 143/2015 e PEC 241/2016 podem acabar com a gratuidade do SUS. Já a PEC 241/2016, enviada recentemente pela presidência interina, congela os gastos públicos por 20 anos, período em que o dinheiro economizado será canalizado para o pagamento da dívida pública, que atualmente consome quase metade do orçamento do País.
Cláudia ressaltou a importância dos investimentos no SUS e disse que os(as) usuários(as) não podem ser penalizados(as). “A enfermagem é uma das bases de sustentação do Sistema Único de Saúde e defendemos a população que tanto precisa de seus serviços, nos hospitais e demais serviços”, comentou.
Após as manifestações, foi aprovada, por unanimidade, a moção em defesa da saúde pública e contra a aprovação das duas propostas de emenda constitucional.
O documento aprovado será entregue ao Congresso Nacional, após assinatura de deputados e entidades representativas da sociedade civil.
Conteúdo Relacionado