CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORES APROVAM REAJUSTES PARA HOSPITAIS FILANTRÓPICOS DE PASSO FUNDO E REGIÃO
06/07/2016
Esta foi uma das negociações mais difíceis de ser concluídas revela a presidente do SINDISAÚDE de Passo Fundo: "só com muito empenho para sairmos de um índice de 3,5% para chegar ao INPC". Foram cinco longas reuniões com o Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS em um cenário de crise, onde o governo do estado atrasa o repasse de verbas e corta programas com os hospitais filantrópicos com os quais eles se mantem.
Finalmente na assembleia foram aprovados 9,83% em três parcelas para os trabalhadores do Hospital São Vicente de Paulo - 3% em maio, 3% em setembro e 3,83% em janeiro de 2017 - e de 8% em três parcelas para o Hospital da Cidade: 3% em maio, 3% em setembro e 2% em janeiro de 2017.
Embora esteja muito longe dos 15% encaminhados inicialmente pelo Sindicato, o do Hospital da Cidade está próximo ao INPC - índice que mede a inflação - (9,83%) e dos demais hospitais está igual.
Nas negociações entre as duas partes também houve tentativa de retrocesso nas cláusulas sociais, mas o SINDISAÚDE conseguiu frear as investidas da patronal.
Terezinha afirmou que os reajustes ainda não são os ideais porque os salários dos trabalhadores da saúde são muito baixos. "Reconhecemos que os hospitais não estão recebendo o que o governo estadual lhes deve, mas não fomos nós que criamos esta situação", observou.
Rosa Pitsch
Conteúdo Relacionado