CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO: SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE DISCUTEM UNIFICAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE
19/05/2016
Durante assembleia dos servidor@s estaduais da Saúde realizada na segunda-feira (16/05), a maioria optou por não unificar a gratificação de produtividade. No entanto, os trabalhador@s querem a incorporação do benefício ao salário. Agora, a nova proposta será apresentada à Secretária de Estado da Saúde (SES) durante a reunião da Mesa Estadual de Negociação. Sinfar e Sieg também participaram da assembleia que ocorreu no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia.
Debate
A discussão foi polêmica porque alguns defendem que a unificação da produtividade sendo ela a mesma para todas as unidades independente do faturamento perderia as características de incentivo e assim poderia facilmente ser reduzida e até extinta. Outros acreditam que a unificação é uma forma compensar os demais trabalhadores que também trabalham muito e recebem menos devido a falhas no faturamento das unidades geridas por OSs sob responsabilidade da SES.
Apesar da proposta polêmica, a presidenta do Sindsaúde GO, Flaviana Alves, destacou o debate maturo e democrático. “Essa é uma questão muito importante e afeta diretamente a vida do servid@r. A boa participação significou que o trabalhad@r compreendeu a relevância de participar desta decisão e naturalmente, a maioria optou por aquilo que considera mais prudente”.
Decisão
A decisão só foi tomada após o amplo debate sobre os possíveis ganhos e prejuízos da unificação do benefício. Ao aceitar que a gratificação continue sendo paga de acordo com o faturamento de cada unidade, os trabalhador@s definiram também que será feito um acompanhamento rigoroso do faturamento respectivo a seus postos de trabalho. O objetivo é corrigir irregularidades e aumentar o valor recebido.
“A discussão foi rica porque não ficou restrita à unificação do benefício. Tivemos uma excelente oportunidade de refletir sobre o nosso papel na luta por uma realidade melhor. O debate serviu ainda para reafirmar o compromisso de cada um em defesa da nossa dignidade enquanto trabalhad@r. Continuaremos lutando por melhores salários, data-base, condições de trabalho, Plano de Carreiras, adicional de insalubridade, adicional noturno, aposentadoria especial, concurso público, tratamento isonômico entre os servidor@s efetivos e comissionados e também pela incorporação da produtividade. Não aceitaremos nenhum direito a menos”, enfatizou Flaviana.
Mesa de Negociação
Às 15 horas da terça-feira (16/05), a proposta será apresentada às demais entidades que compõem a Mesa Estadual de Negociação Permanente. A reunião vai ocorrer na Secretária de Estado da Saúde. Além do Sindsaúde, participarão desta reunião, o Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Odontologistas, Conselho dos Assistentes Sociais, Sindicato dos Veterinários, Sindicato dos Nutricionistas, Sindicato dos Médicos e representantes da Secretária de Saúde.
Conteúdo Relacionado