CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG: TRABALHADORES MANTÉM MOBILIZAÇÃO NA FUNED
19/05/2016
Mais um pedido de socorro, até que os servidores da Funed sejam ouvidos. Foi com esse objetivo que os trabalhadores decidiram comparecer à Assembleia Legislativa, lotar o auditório da Comissão de Saúde da Casa e exigir espaço para denunciar o descaso com a Fundação, com os trabalhadores e a absoluta omissão diante da greve da categoria. A informação era de que o novo secretário da saúde, Sávio Souza Cruz, estive presente na Comissão. Mesmo sem o comparecimento do secretário, os parlamentares incluíram o assunto na pauta do dia e os servidores da Funed fizeram o relato de como está a situação da Funed e a postura do governo nestes 24 dias de movimento grevista. Ao final, os servidores ocuparam a ALMG e devem ficar até que o governo resolva negociar.
Durante a reunião da comissão, os trabalhadores acusaram a má-gestão da Fundação que impede a evolução da produção de medicamentos e pesquisa em saúde. Para os servidores, a inércia administrativa pode inclusive ser proposital para que a Funed não concorra com a indústria farmacêutica. O funcionalismo mostrou preocupação com o desmonte da Fundação que tem mais de 100 anos. Segundo eles, a alta terceirização, a demolição e fechamento de fábricas levam um risco de acabar com a Funed. Hoje a Fundação não consegue fabricar vacinas como a de gripe, H1N1, zika e dengue.
Após as denúncias e ocupação, foi agendada uma reunião com representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) na quinta-feira (18), às 11h30, na Cidade Administrativa. Os servidores reafirmam que uma comissão participará da reunião enquanto o maior número de grevistas irá permanecer na ALMG. Na parte da tarde, deverá ocorrer uma reunião com o presidente da Assembleia, Adalcleves Lopes, para mediar a negociação. Adalcleves esteve reunido com o governador Pimentel nesta quarta.
Sem diálogo
O presidente da Funed informou na manhã desta quarta-feira, 18/05, que o governo desautorizou qualquer negociação em relação às reivindicações dos servidores. O movimento grevista busca acordo sobre a redução da jornada sem prejuízo dos salários e melhorias no plano de carreiras. Propostas alternativas já foram apresentadas pelos trabalhadores, mas que até o momento não foram levadas em consideração pela gestão.
Conteúdo Relacionado