CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC DEVE CONVOCAR ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA UNIMED ABC
13/05/2016
Diretores do SindSaúde ABC estiveram nesta sexta-feira (13/05), pela manhã, na porta do Hospital Unimed de São Bernardo do Campo, para conversar com os trabalhador@s que entravam no turno das 6h.
Segundo o presidente da entidade, Almir Rogério da Silva “Mizito”, o que foi acertado é que todos os trabalhador@s da Unimed serão convocados para uma assembleia na sede do Sindicato nos próximos dias, para definir a continuidade da luta, que não se encerrou com o pagamento que a empresa efetuou (com atraso) no dia 11 de maio.
“Temos informações dos próprios trabalhadores da Unimed de que a empresa vai acabar com o adiantamento do dia 20 já a partir deste mês de maio, o que contraria o Artigo 468 da CLT, pois uma empresa não pode retirar um benefício que já se tornou direito adquirido sem a anuência dos trabalhadores”, disse o dirigente, que completou: “Já os representantes da Unimed disseram que ainda não há nada definido sobre isso e que o Sindicato será comunicado quando houver uma definição”.
Entenda o caso- Os trabalhador@s da Unimed ABC receberam, no dia 26 de abril, parte do adiantamento que deveria ter sido pago no dia 20. Assim que recebeu a denúncia, o SINDSAÚDE ABC solicitou reunião com a empresa, que acabou sendo realizada no dia 4 de maio, quando a Unimed ABC disse que iria efetuar todo o pagamento do mês no 5º dia útil, ou seja, 6 de maio.
Entretanto, no dia 5 de maio, representantes da Unimed ligaram para o Sindicato informando que o pagamento seria realizado de forma total (adiantamento e saldo de salário) no dia 12, mas acabou pagando no dia 11.
Após conversar com os trabalhador@s em algumas unidades, o encaminhamento tirado foi o de realizar uma assembleia nesta sexta-feira (13/05), às 6h, mesmo que o pagamento fosse efetuado no dia 12. “Conversando com os trabalhador@s individualmente hoje (13) pela manhã, decidimos por realizar uma assembleia no próprio Sindicato, envolvendo também os funcionári@s das demais unidades da Unimed no ABC.
“Além da questão do adiantamento, vamos discutir ainda o que fazer caso a situação se repita, pois os trabalhadores têm contas para pagar e não podem ficar à mercê da agenda da empresa para receberem seus pagamentos”, explicou Mizito.
Ainda segundo o presidente do SindSaúde, a empresa também deve aos trabalhadores a multa pelos dias de atraso do pagamento.
Escrito por: Maria Helena Domingues – Jornalista do SindSaúde ABC
Conteúdo Relacionado