CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
16/03/2016
Na luta permanente para assegurar direitos e ampliar conquistas, o diretor do Interior do Sindsaúde GO e secretário de comunicação da Fenasce, Leocides de Souza, participou – no dia 8 de março – do grupo de trabalho no Ministério da Saúde para discutir as principais reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (ACS e ACE). O encontro, que aconteceu em Brasília, contou com a participação de diretores da federação e membros do ministério.
Na oportunidade, foi questionado aos gestores do ministério o grande volume de funções que os agentes têm desempenhado em seus postos de trabalho. Como o Manejo Ambiental, registro de informações por digitação do ESUS, entre outros.
Na ocasião, Leocides afirmou que quando uma portaria ou nota técnica é criada para penalizar trabalhadores, a aplicação é praticamente automática sem nenhuma discussão do tema. “Agora, quando se trata de benefícios como insalubridade, incentivo adicional e outros, só saí do papel por meio de muita pressão ou por força da lei”. Ele acrescentou ainda que o Ministério da Saúde tem atribuídos aos agentes novas funções que fogem das suas responsabilidades profissionais.
Nessa perspectiva, o presidente da Fenasce, Fernando Cândido, ressaltou a necessidade de discutir o reajuste do piso salarial dos agentes. “Já estamos caminhando para dois anos do Piso Nacional dos Agentes e até agora não temos nem previsão de reajuste. Os trabalhadores aguardam a implementação dessa política como método de valorização e da importância dos serviços prestados nesse período de epidemia”, destacou.
Dentre as deliberações, ficou acertado discutir no Ministério da Saúde o reajuste do piso. Além disso, uma nova reunião será agendada no mês de abril, onde serão tratadas as principais reivindicações da FENASCE junto ao Ministério da Saúde.
Conteúdo Relacionado