CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO E ESTUDANTES DEBATEM A TERCEIRIZAÇÃO NO SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
23/02/2016
O Sindsaúde GO recebeu na sexta-feira (19) cerca de 60 alunos e participantes do “Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS – Sistema Único de Saúde”. Eles vieram de várias partes do país para conhecer um pouco mais do movimento sindical goiano em defesa do SUS. A iniciativa reúne universitários da área de saúde de várias universidades brasileiras. A terceirização foi um dos assuntos mais debatidos.
Conscientização
“Essa vivência no espaço do Sindsaúde GO é um momento ímpar porque aqui eles vão compreender um pouco da importância da luta sindical no campo da Saúde e em defesa da classe trabalhadora. É uma oportunidade valiosa de conscientização e mobilização”, destacou a secretária Geral do Sindicato, Ivanilde Batista, que também participou do evento.
O projeto recebeu as contribuições de entidades sindicais e movimentos sociais como a CUT, Sintego, Movimento Camponês Popular, Cress-Goiás, Sindicato dos Nutricionistas, Fórum Goiano de Saúde Mental, Sintasb, Cuca Fresca e Fórum Goiano Contra a Privatização.
Terceirização
Os estudantes puderam se inteirar da história do sindicalismo, da atual situação da saúde pública em Goiás, da luta do Sindsaúde GO contra a terceirização e em defesa do SUS. Na ocasião, o ingresso das Organizações Sociais na Saúde e na Educação foi debatido com profundidade. “A privatização tem sido muito danosa para o mundo do trabalho em termos de precarização. Com ela, também se perde a autonomia do Controle Social e a garantia do concurso público. A sociedade precisa estar consciente desses prejuízos”, alertou Ivanilde.
“A experiência foi única. Todo mundo trouxe uma história diferente de espaços variados possibilitando uma troca intensa. A gente debateu várias questões ligadas à saúde e não apenas o SUS. Até o momento foi muito enriquecedor”, ressaltou o estudante de Nutrição, Fernando Marcelo.
Para Larissa Arbués, uma das coordenadoras do evento, é muito importante conhecer outras realidades além das unidades de saúde. “Por isso, a gente pensou em incluir nessa vivência o conato com os movimentos focando a defesa combativa em relação à terceirização e a precarização do SUS. O Sindsaúde GO como sindicato dos trabalhadores da Saúde foi o parceiro ideal para agregar essas entidades e fazer essa discussão com os estudantes”, justificou Larissa.
Projeto
O “Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS” é nacional e foi encabeçado pela Associação Rede Unida. A segunda edição do projeto em Goiás começou no último dia 18 e segue até o dia 28 de fevereiro. A primeira aconteceu em 2015. Neste ano, a proposta recebeu a parceira do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) da UFG e da PUC-GO, Faculdade Alfredo Nasser, UniEvangélica, Universidade de Rio Verde, CEBES, ANEPS Goiás, MOPS e as Secretarias Municipais de Saúde de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.
Conteúdo Relacionado