CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEB: PESQUISA APONTA INSEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
16/12/2015
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), por meio desta nota vem cobrar aos órgãos públicos mais segurança aos profissionais da Enfermagem. Segundo pesquisa realizada pela Fiocruz e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cerca de 70% dos profissionais da enfermagem não se sente seguros no local de trabalho. A pesquisa foi realizada com 1,8 milhão de trabalhadores dos 27 Estados brasileiros, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
O estudo evidencia que um quinto dos trabalhadores (19,8%) relata a existência de violência no ambiente de trabalho, a violência psicológica foi apontada por 66% dos entrevistados. A violência afeta principalmente as mulheres, pois são a maioria dos profissionais (85%). Casos de estupro e agressão física estão sendo mapeados a cada dia e é perceptível que a violência aumentou.
Não podemos ir para o local de trabalho com medo de assédio, pressão psicológica ou qualquer outro tipo de violência. O serviço que o profissional da Enfermagem exerce é de extrema importância para o andamento e manutenção dos serviços da saúde, afinal, fazemos parte da maior categoria do setor da saúde.
Muitos profissionais são denunciam as agressões por medo de sofrer represálias, mas não podemos nos calar diante de tal barbaridade. O SEEB luta ao lado dos Enfermeiros, não devemos ter medo ou receio, não devemos nos calar. O Sindicato só pode agir a partir das denúncias feitas, os profissionais precisam denunciar. Vamos juntos mudar o quadro da saúde no nosso Estado. Vamos em busca de melhorias para a categoria e também para os usuários do SUS.
Conteúdo Relacionado