CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEPE REÚNE ENFERMEIROS DO RECIFE EM ASSEMBLEIA
16/12/2015
O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE realizou na segunda-feira, 14/12, assembleia geral com os enfermeiros da prefeitura do Recife. O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações – Sinttel. Participaram da assembleia, a presidente do SEEPE, Berenice Garcês, a secretária geral, Maria do Carmo Raposo, a diretora financeira, Flavyana Santos, o diretor do conselho fiscal, Djanos Oliveira e a diretora de saúde do trabalhador, Joselma Lourenço.
Antes de iniciar a assembleia a presidente do SEEPE, Berenice Garcês apresentou as últimas ações realizadas pelo sindicato. A presidente ressaltou a participação em audiência pública na ultima sexta-feira, que discutiu a situação do surto de microcefalia no estado e frisou que a rede municipal não está preparada para receber essa demanda, visto que os enfermeiros ainda não estão sendo capacitados nas Unidades de Saúde da Família para o enfrentamento da doença. “Sabemos que os enfermeiros são responsáveis por 80% da assistência no pré-natal, lembrando que as gestantes estão inseridas na família e no território”, completou a presidente do SEEPE, Berenice Garcês.
Em pauta na assembleia, repasses das últimas reuniões do SEEPE com a gestão da PCR sobre o decreto do PMAQ, Classificação de risco e plantões das Upinhas. Em relação ao PMAQ, o SEEPE informou que foi publicado o decreto que contemplará os enfermeiros feristas e casos especiais e receberão o pagamento em parcela única no mês de janeiro.
Em relação a classificação de risco, ficou acordado que será realizada uma assembleia específica no dia 21/12 para discutir o assunto, uma vez que a situação dos enfermeiros da área é bem problemática no Recife. A ideia é convidar o Conselho Regional de Enfermagem – Coren-PE e o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen para essa assembleia visando discutir os problemas enfrentados pela categoria. Logo após a assembleia, uma comissão de enfermeiros classificadores da PCR, juntamente com a diretora financeira do SEEPE, Flavyana Santos, foi recebida pela coordenadora dos fiscais do Coren-PE e pela presidente do Conselho.
Sobre os plantões das Upinhas, o sindicato repassou a informação da PCR, de que não vai poder fazer o pagamento por falta de recursos financeiros. O SEEPE informou ainda, que o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos também não será implantado por falta de recursos.
Foi feito também o repasse das informações da última mesa de negociação dos servidores municipais, realizada no dia 10/12. Foi informado que não haverá aumento para os enfermeiros este ano. A categoria ficou indignada com o descaso da gestão, visto que a PCR descumpriu diversos acordos, entre eles, o pagamento das Upinhas.
Dessa forma, foi deliberado que os enfermeiros do Recife farão uma paralisação no dia 05 de janeiro de 2016, caso não haja avanço nas negociações em relação ao aumento salarial e condições de trabalho.
“Seguimos fortes e unidos na luta em defesa dos enfermeiros do Recife, em busca da valorização profissional e melhores condições de trabalho”, salientou a presidente do SEEPE, Berenice Garcês.
Conteúdo Relacionado