CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV/BA PRESENTE NA MARCHA EM DEFESA DA SEGURIDADE SOCIAL
10/08/2015
A sexta-feira, 07 de agosto, foi marcada pelo aniversário de 01 mês da Greve dos Servidores Públicos Federais, sendo “celebrada” com uma forte e marcante marcha Em Defesa da Seguridade Social, com todos vestidos de preto, simbolizando o luto contra o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social no centro da cidade.
Diretores do Sindprev BA juntamente com a categoria, servidores de Salvador e vindos também dos interiores do estado – Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Itabuna, juntaram forças com os servidores do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, aposentados, pensionistas, ASAPREV – Casa dos Aposentados, CNTSS, FENASPS, CUT e CTB para chamar à atenção do Governo pela insatisfação dos trabalhadores diante da decadência e da precariedade do INSS, sendo este um órgão público essencial para à sociedade.
No momento cartas abertas foram entregues à população, para explicar os reais motivos da paralisação. “Não é só por reajuste salarial e plano de carreira, mas também por uma melhoria nas condições de trabalho, tanto para o servidor como para o segurado, pedimos o apoio da população para o movimento. A luta continua. A greve continuará por tempo indeterminado caso não haja negociação concreta com o Governo”, disse o diretor da Secretaria de Organização do sindicato, Edivaldo Santa Rita.
A paralisação que conta com adesão de 90% dos funcionários na Bahia, luta também pela incorporação das gratificações e por mais concursos públicos. “Mais de 15 mil servidores já eram para estar aposentados, mas caso se aposente terá um prejuízo salarial na metade da remuneração. O Governo Federal não respeita a sociedade brasileira e não abre concurso público”, desabafou Ricardo Sampaio, coordenador do Comando de Greve no estado. “Hoje é um dia histórico para todos os servidores da Previdência Social.
A categoria resolveu se unir em uma marcha para lutar e exigir seus direitos. O Governo fala que acabou com as filas, mas a existe a fila virtual. O INSS é o órgão público que mais representa o povo brasileiro”, concluiu Sampaio. Walter Cândido, diretor da Secretaria de Organização do Sindprev BA, declarou que essa luta não vai parar enquanto o governo não ceder. “Quando o governo atinge uma categoria atinge todos nós! Trabalhador unido em prol da sociedade. E trabalhador unido jamais será vencido”, finalizou ele.
A concentração do ato se deu em frente ao INSS das Mercês, na Avenida Sete, e seguiu para a Praça Castro Alves, onde em um momento emocionante foi feito uma grande corrente na qual os servidores de mãos dadas cantaram o Hino Nacional e fizeram um minuto de silêncio em homenagem a servidora do INSS de Minas Gerais, Bethy, que entrou na greve junto com seus colegas e faleceu no último dia 29 de AVC (derrame) lutando para ter direito a sua aposentadoria. O ato encerrou-se em frente ao Escritório Regional do Ministério da Saúde, com a participação do Deputado Federal, Davidson Magalhães, que se comprometeu em levar a luta dos servidores para Brasília.
ASCOM SINDPREV/BA - Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado