CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES DO INSS DE PERNAMBUCO REALIZAM “MARCHA FÚNEBRE”
07/08/2015
Os servidores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social de Pernambuco realizaram, na quarta-feira, 06/08, uma passeata em cortejo fúnebre. Os trabalhadores ocuparam as principais ruas do centro do Recife: Avenida Mário Melo, Rua do Hospício, Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes e Dantas Barreto, onde fica a Superintendência Regional do INSS. A concentração foi iniciada às 8h, na Gerência Executiva do INSS Recife. A caminhada foi articulada com outras ações por todo o País que tiveram o objetivo de pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria.
Como prometido, o trajeto foi feito como uma "marcha fúnebre" simbólica, com os servidores vestidos de preto, um caixão, flores e cartazes. Alguns manifestantes carregavam uma cruz, simbolizando a atual situação dos servidores e segurados. A Companhia de Teatro TV Sindical fez diversas encenações durante o percurso, com paródia da música Funeral do Lavrador, de autoria de Chico Buarque. No protesto foi realizado enterro simbólico de um servidor da previdência que trabalhou até morrer sem conseguir se aposentar. O encerramento aconteceu na superintendência do órgão, com um almoço coletivo entre os servidores.
Durante a manifestação foi distribuída uma carta aberta à população explicando os motivos porque os servidores continuam em greve. “Lutamos pela melhoria na qualidade dos serviços públicos e condições de trabalho. Queremos um atendimento eficaz para os usuários da Previdência Social e de outros serviços públicos”, diz o documento que solicita também do cidadão pernambucano a compreensão e o apoio ao movimento.
Participaram do ato, servidores da 3ª Junta de Recursos e de Agências da Previdência Social do Recife, Região Metropolitana do Recife e de cidades do interior, como Barreiros, Limoeiro, Carpina, Moreno, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Vitória de Santo Antonio, São José do Belmonte, Goiana, Escada, Surubim, entre outras. A quatro dias de completar um mês de paralisação, os servidores mostraram disposição de continuarem fortalecendo o movimento. No início da próxima semana serão promovidas atividades políticas para marcar os trinta dias da greve.
De acordo com o dirigente do Sindsprev/PE, Luiz Eustáquio, em Pernambuco, há 69 agências. Dessas, apenas duas não aderiram ao movimento paredista. De braços cruzados, há cerca de 1,6 mil funcionários, o equivale a 90% do total de servidores em atividade no Estado. “O Governo propôs 21,3% escalonado em quatro anos, mas nossa defasagem é de 27% e queremos este valor no próximo ano. Queremos também nossa gratificação incorporada, pois, hoje, perdemos 40% dos salários quando nos aposentamos”, disse.
As entidades nacionais, entre elas a CNTSS/CUT e Fenasps, aguardam uma nova proposta do governo a respeito dos principais pontos ainda pendentes nas negociações, como carga horária de 30 horas semanais para todos os servidores e o índice de reajuste a ser concedido. A previsão é de que uma nova rodada de negociação entre o Ministério do Planejamento e os representantes nacionais da categoria aconteça nos próximos dias.
Conteúdo Relacionado