CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CONTINUIDADE DA GREVE É APROVADA EM MAIS UMA ASSEMBLEIA NO SINDPREV/BA
04/08/2015
Aconteceu mais uma assembleia com os diretores do sindicato, o comando de greve e a categoria, na sexta-feira, 31, no Espaço Cultural Roque Abreu, para serem passados os informes gerais, informes nacionais e avaliação da greve.
A mesa foi composta por Valdemir Medeiros, diretor da Secretaria de Administração e Finanças, Walter Cândido, diretor da Secretaria de Organização, Raimundo Cintra, diretor da CNTSS-CUT, Ricardo Sampaio, coordenador do Comando de Greve e um representante de cada gerência do INSS.
Valdemir Medeiros saudou a plenária e abriu espaço para ser passada a situação do movimento em cada APS, na Saúde e no Trabalho. A paralisação no INSS conta com 92% de adesão da categoria e foi constatada uma grande união no interior do Estado. Em Salvador, está acontecendo reuniões setoriais semanais para a manutenção da greve. Na saúde, a diretora da Secretaria de Formação e Política Sindical, Alindai Pereira, falou da dificuldade que está sendo a greve na saúde, uma vez que muitos servidores estão cedidos e o local de trabalho não encontra-se em greve, além da precarização que está cada dia pior. Alindai falou também da assembleia que houve no Núcleo Estadual do MS, também no dia 31.
Walter Cândido reforçou a importância de intensificar a greve e convocou os aposentados e pensionistas para aderirem ao movimento. O diretor ainda informou que haverá uma grande passeata em Brasília, no dia 16 de agosto, para pressionar o Governo.
Adilson Barbosa, diretor da Secretaria de Saúde do Trabalho e Geap, que esteve os últimos três dias em Brasília, falou da mesa de negociação da saúde, e que o Governo não dialoga. O ministro da saúde não compareceu, mandando seu representante, sendo colocados os pontos da saúde, na qual será marcada uma nova audiência.
Raimundo Cintra passou os informes nacionais, as propostas que o Governo fez, falando desde a incorporação da GDASS, questão da insalubridade, IN 74, jornada de trabalho, atribuições das carreiras, discorrendo até a questão salarial. “Precisamos ter firmeza na nossa luta”, afirmou Cintra.
Valdemir Medeiros falou que será convocada uma assembleia específica do PCCS, no dia 15 de agosto, para decidir se vai fazer acordo com o Governo ou será por precatória. Provavelmente a reunião acontecerá na Pupileira, mas ainda será confirmado o local.
Ricardo Sampaio falou da proposta que o Governo fez de pagar R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) no ano que vem de uma única vez, para os ativos e aposentados, da suspensão do REAT até setembro de 2016, e que a incorporação da GDASS aconteceria em cinco anos, a partir de 2017, contemplando os aposentados de 2014 para cá, entre outros pontos. Sampaio ainda falou da necessidade de manter a greve firme.
Haverá uma grande passeata no dia 07 de agosto, quando a greve completa 1 mês, com concentração no Núcleo Estadual do MS, na Praça da Sé, às 08:00h.
Valdemir colocou em votação a aprovação da continuidade da greve ou não, e com apenas 02 abstenções, a categoria aprovou à continuação da greve, e que nessa próxima semana a luta será mais intensificada.
A próxima assembleia ficou marcada para próxima sexta-feira, 07 de agosto, das 14h às 16h, após a passeata que acontecerá pela manhã.
O comando de greve também realizou reunião para os devidos encaminhamentos do movimento.
ASCOM SINDPREV/BA - Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado