CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV PB: 70% DAS AGÊNCIAS PREVIDENCIÁRIAS ESTÃO PARALISADAS NO SEGUNDO DIA DE GREVE GERAL
15/07/2015
O segundo dia de greve dos servidores federais do INSS foi marcado por uma intensa movimentação em frente à Gerência Executiva (Gex) do INSS, em João Pessoa. Carro de som, distribuição da carta aberta à população e vários discursos foram feitos pelas lideranças, criticando a postura do governo em relação ao tratamento que vem dando aos trabalhadores.
A greve está sendo consolidada na Paraíba com a mobilização do Comando de Greve, que tem circulado nas Agências da Previdência Social (APSs) para convencer quem ainda não parou as atividades a aderir ao movimento. Cerca de 70% das agências (ao todo são 39 na Paraíba) não estão funcionando, deixando de atender uma média de 5 mil segurados/dia. Com isso deixam de ser concedidos aposentadorias, auxílio reclusão, pensão, salário maternidade e os amparos aos deficientes e idosos. Atualmente, o INSS conta com cerca de mil servidores.
Serviço assegurado
Estão assegurados apenas os serviços de urgência como pericias médicas de segurados aptos a voltar ao trabalho, desbloqueio de pagamentos bancários, emissão de pagamento alternativo (PAB), entre outros de caráter emergencial. Para isso, está sendo feito uma triagem pelos servidores de plantão. Os demais serviços estão sendo agendados pelo 135 ou internet, onde deverá ser respeitada a data do requerimento, de forma a minimizar transtornos.
O Comando de Greve se reúne no final da tarde na sede do SindsprevPB (Rua Sabino Coelho, 62) para fazer o balanço da paralisação no Estado.
Negociação com Gabas
Com relação à primeira rodada de negociação entre a CNTSS/CUT e o ministro da Previdência, Carlos Gabas, não houve avanço. A palavra de ordem do comando nacional de greve é ampliar e intensificar a paralisação até que o governo apresente uma proposta concreta que possa atender aos anseios da categoria.
Conteúdo Relacionado