CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTSPREV MA PEDE ABONO DE FALTA DOS SERVIDORES DO INSS
09/06/2015
Com uma pauta extensa foi realizada na quarta-feira, 03/06, reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (SINTSPREV MA) e a Gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em São Luís. O principal ponto tratado durante o encontro foi o abono da falta dos servidores do INSS que participaram da paralisação de advertência, realizada pelo órgão na sexta-feira, 29/05.
Segundo informações da gerente executiva do órgão, o código utilizado no registro de ponto dos servidores foi padronizado nacionalmente, “recebemos da Superintendência Regional do INSS a indicação de colocarmos este código no Dia da Paralisação Nacional, seguimos apenas as recomendações do órgão”, explicou a gerente, Nádia Guedelha.
Para o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintsprev MA, a medida adotada pelo órgão é um desrespeito aos servidores. “O direito de greve é constitucional, fizemos uma paralisação de advertência pacifica e organizada. Por isso, não iremos aceitar que os servidores sejam penalizados com descontos em suas remunerações. Já estamos tomando as providências administrativas cabíveis e se necessário, iremos acionar a Justiça”, esclareceu Evelson Silva.
Durante o encontro foram tratadas, também, das reivindicações que fazem parte da pauta local, como: péssimas instalações físicas das agências, problemas de conservação e manutenção dos prédios, falta de serviços de dedetização e abastecimento de insumos básicos, como por exemplo, água mineral. “Não podemos aceitar que os servidores e os usuários sejam tratados com tanto desrespeito. Já fizemos visitas técnicas e temos buscado o diálogo com o objetivo de sanar as necessidades mais urgentes”, ponderou a diretora da Secretaria de Aposentados, Maria da Conceição Pereira Santana.
Na sexta-feira, 29/05, cerca de 85 % das agências do INSS pararam no Maranhão e o movimento, segundo os participantes, prepara a base para um possível greve em julho. “Na APS de Pinheiro a participação foi de 100%. Temos as nossas demandas locais e a população compreendeu as reivindicações”, disse Emílio
Indicativo de Greve - No dia 31 de maio foi aprovado por centenas de servidores do Seguro e da Seguridade Social, em Brasília, um indicativo de greve para o dia 07 de julho. Até o dia 15 de junho será realizada pelo SINTSPREV MA assembleia geral com os servidores do INSS para aprovação do indicativo de greve, por tempo indeterminado.
Conteúdo Relacionado