CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTSS MS: GOVERNO AFIRMA QUE NÃO HAVERÁ REAJUSTE SALARIAL ESTE ANO E FÓRUM DOS SERVIDORES PÚBLICOS CHAMA MOBILIZAÇÃO
18/05/2015
Dando forma concreta às declarações que vinha dando à imprensa, o governo do estado confirmou que não oferecerá reajuste salarial para a data-base de 2015. Secretários do governo levaram membros da PGE (Procuradoria Geral do Estado) na reunião para justificar esta posição, ao defenderem que o reajuste de 2015 foi antecipado em dezembro de 2014.
Leia a seguir, trecho da nota divulgada pelo governo sobre esta questão: “Conforme parecer da Procuradoria Geral do Estado, houve antecipação da revisão geral anual do exercício 2015 em dezembro de 2014, não havendo nova revisão a ser concedida para a data base de maio de 2015 às categorias já beneficiadas. Portanto, não se trata de reajuste zero, mas sim confirmar o valor já aplicado a partir da folha de dezembro de 2014;”
O Fórum dos Servidores Públicos discorda radicalmente desta posição. Alexandre Júnior Costa, Presidente do Sintss-MS, confirmou esta interpretação divergente, “a negociação com o governo ficou aquém de nossas expectativas, o debate foi centralizado nesta alegação da PGE, enquanto nós, representantes sindicais, entendemos que a negociação com o governo André foi para corrigir distorções salariais e perdas financeiras naquele governo, no entendimento dos sindicatos, em momento algum aquelas leis de 2013 tratam de antecipação de data-base”.
Os representantes sindicais saíram frustrados da reunião, a posição dos sindicatos apresentada na mesa de negociação é de não aceitar a proposta do governo e iniciar um processo de mobilização do serviço público estadual.
Ricardo Bueno, dirigente do Sintss-MS participou da reunião e comentou, “é unânime entre os sindicatos de que não está escrito em lei a dita antecipação de data-base em 2014, agora vamos realizar reuniões com cada categoria e se preciso for, vamos convocar uma Assembleia Geral dos Servidores Públicos do MS”.
O Fórum dos Servidores Públicos, iniciativa que congrega representantes de mais de quarenta (40) mil funcionários públicos do estado, deve ser reunir com o objetivo de tratar da mobilização das categorias em direção a Assembleia Geral dos Servidores Públicos, que deliberará quais os próximos caminhos dos trabalhadores na luta pelo direito ao reajuste anual.
Participaram desta reunião os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; de Administração, Carlos Alberto de Assis; o assessor jurídico, Felipe Matos, e com o Procurador-Geral do Estado, Adalberto Neves Miranda pelo Governo além de representantes sindicais do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais.
Assessoria SintssMS
Conteúdo Relacionado