CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEET SE REÚNE COM GOVERNO PARA TRATAR DOS RETROATIVOS
23/02/2015
O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) se reuniu na quarta-feira, 18, com a Comissão de Análise de Impacto de Pessoal sobre os Recursos Financeiros do Estado para tratar dar anulação e suspensão dos efeitos financeiros do retroativo da progressão, adicional noturno e insalubridade.
A Comissão é presidida pelo secretário da Administração, Gefferson Oliveira, o secretários da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, do Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres, além do secretário Chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, e o secretário-Chefe da Controladoria, Luiz Antonio da Rocha.
A reunião inicial foi marcada para a apresentação da real situação do Estado e para o inicio das negociações entre sindicatos e Estado sobre os benefícios suspensos.
O presidente da comissão afirmou que as concessões feitas, sem planejamento, pela gestão passada podem gerar um déficit previsto de R$ 1 bilhão afetando diretamente os serviços básicos do Estado. “O Estado está trabalhando para salvaguardar o salário, pois a atual conjuntura do Estado nos exige isso. Não estamos aqui para prejudicar nem tirar direito do servidor nenhum”.
Contudo a expectativa dos sindicatos, nesta reunião, era que o Governo já apresentasse uma proposta que viesse a resolver o impasse, mas os representantes do Governo afirmaram que ainda não existe uma previsão de quando e como isso será feito, garantindo apenas que todas elas serão negociadas e que a atual gestão busca a solução para estas demandas o mais breve possível. “Não vamos negociar com mentira nem com enganação, o governo agora tem responsabilidade! Por isso não vamos dizer que pagaremos em 2016 só para acalmar os ânimos dos senhores e dos servidores para quando chegar à data não ter como pagar”, disse Gefferson Oliveira se referindo aos benefícios concedidos.
No encontro também foi definida uma agenda com cada categoria de forma individual, marcando para segunda-feira, 23, às 15 h, a reunião com o SEET e demais entidades classistas que representam os servidores públicos do quadro da saúde.
Para o Presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, os problemas financeiros do Estado não podem penalizar os profissionais de enfermagem que tem benefícios atrasados para receber. “Os benefícios devidos aos profissionais de enfermagem são legais e invioláveis, por isso o Estado não deve penalizar esses servidores em detrimentos de benefícios ilegais que foram concedidos de forma irresponsável”, afirmou o presidente do SEET.
“Estamos cansados de participar de reuniões que não resultam em nenhuma resolução palpável, por isso esperamos que nesta próxima reunião o Governo venha realmente apresentar uma proposta que contemple a resolução desta demanda, pois os pais de família não podem mais viver com essa incerteza, principalmente porque grande parte destes profissionais já venderam para o Banco do Brasil estes valores e estão se vendo obrigados a protelar essa divida e com isso o pagar mais juros”, afirmou Claudean Pereira.
Dayana Lima
Conteúdo Relacionado