CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDENFRJ: MINISTÉRIO DA SAÚDE GARANTE QUE NÃO HAVERÁ ESTADUALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS NO RIO
30/01/2015
Ao contrário do balão de ensaio que chegou a ser publicado no Jornal O Dia, na coluna Informe, não haverá transferência de gestão das unidades federais de saúde para o estado. A garantia foi dada pelo Ministério da Saúde, através do Diretor Geral de Hospitais do Rio de Janeiro, Cao Moraes, na quarta-feira, 14/01, durante reunião com a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada.
Segundo Cao Moraes, não há riscos de uma mudança dos profissionais para o Estado e o que está sendo tratado é a regulação da Assistência Medica no Rio que terá como base quatro pontos: a revisão do perfil assistencial das unidades de saúde; a definição de critérios e procedimentos para a regulação unificada; o aumento da compra unificada de material, insumos e equipamentos e a qualificação permanente dos gestores dos gestores dos hospitais e dos sistemas de saúde.
As três esferas (federal, estadual e municipal) atuarão em conjunto na contratação de serviços e na compra de medicamentos e suprimentos hospitalares, como forma de reduzir os custos. Com a medida, o governo federal quer economizar para oferecer mais serviços de saúde e para a construção de novos hospitais. A qualificação de profissionais de saúde das redes municipal, estadual e federal e a reestruturação dos serviços oferecidos pelos hospitais universitários e filantrópicos. O objetivo é garantir a assistência em todas as regiões do estado.
Redação Imprensa SindEnfRj
Conteúdo Relacionado