CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: SINDIHOSPA NÃO OFERECE AUMENTO REAL!
26/01/2015
A patronal Sindihospa segue enrolando os(as) profissionais da saúde por três anos. Foram realizadas diversas reuniões, inclusive mediações junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), nas quais a patronal se comprometeu com aumento real para 2014 agregando ainda os 2% relativos a 2012, o que não foi cumprido.
Diversos protestos foram feitos no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, e também em frente ao Sindihospa. As últimas tentativas de chegar a algum entendimento ocorreram no final de dezembro, onde a patronal se comprometeu de enviar uma contraproposta para o fechamento de 2014 até o dia 15/1/15, o que não ocorreu.
Este desrespeito é inaceitável para as categorias que promovem um trabalho de qualidade no dia-a-dia dos hospitais e garantem o bem estar e a saúde da população. Por isso, os trabalhadores da saúde têm de permanecer mobilizados contra a falta de negociação e a desvalorização dos profissionais e exigem que o Sindihospa honre o compromisso assumido e conceda aumento real isonômico para as demais categorias.
Entenda melhor:
Em 2013, o Sindihospa repassou ao Sindisaúde 2% de aumento real e nada para as demais categorias, o que nos motivou a cobrar no MPT uma mediação para recuperar este percentual. Durante esta mediação (que ainda não foi encerrada) o Sindihospa orientou aos seus filiados que repassasse aos enfermeiros 1% em maio (junto com o INPC) e 1% em julho de 2014, o que recuperou os percentuais devidos de 2013.
Em 2014 o Sindihospa repassou ao Sindisaúde 3% de aumento real e nada para as demais categorias, novamente quebrando a isonomia e o que havia sido prometido durante os movimentos paredistas. Em resposta às últimas tratativas, o Sindihospa propõe fechamento da negociação de 2014 apenas com estes 2% que são os recuperados do ano anterior, ignorando qualquer percentual de aumento real para 2014, ou seja, propõe fechar acordo com 0%.
Laura Gluer - reg. prof. 5351
Conteúdo Relacionado