CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV/BA PRESENTE NO SEMINÁRIO QUE DISCUTE CONDIÇÕES DE TRABALHO NA SRTE
17/12/2014
Aconteceu na quinta-feira, 11/12, o Seminário “Condições de trabalho dos auditores fiscais do trabalho no estado da Bahia”, promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF), no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia. O presidente da CSSF, deputado Amauri Teixeira (PT), organizou esse evento para tratar dos processos atuais de reestruturação produtiva que podem alterar o exercício da fiscalização.
Representando o SINDPREV/BA estava o diretor da Secretaria Regional Centro Oeste, Temístocles Lisboa. Participaram também do seminário, além do deputado federal Amauri Teixeira, o presidente do SAFITEBA, Carlos Dias, o presidente da DS/BA-SINAIT, Wellington Maciel, a superintendente da SRTE/BA, Isa Simões, e o diretor do SINTSEF, Gustavo Abrantes.
Vários pontos foram debatidos quanto à melhora de condições de trabalho na SRTE/BA, como a pane na central de ar-condicionado, os constantes problemas com os elevadores e com a conexão com a internet, além de um sistema de informática lento e defasado. Outra questão discutida foi à falta de profissionais na demanda de trabalho, o que dificulta a fiscalização do trabalho.
Foi discutida também a proposta de criação do Sistema Único do Trabalho – SUT, como mais uma forma de sucateamento do Ministério do Trabalho e Empregado.
Foi constatada a falta de compromisso do governo perante a situação precária de trabalho em que a superintendência se encontra, uma vez que o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, permitiu que seis superintendências fossem interditadas por falta de condições de trabalho, de acordo com Amauri.
A falta de investimento e mais profissionais no órgão mostra o descaso do governo, já que não há nenhuma perspectiva de que essa situação mude. Ainda assim, o presidente da CSSF, Amauri Teixeira, ressaltou seu compromisso de luta com a categoria e destacou que conseguiu garantir para o orçamento de 2015, emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, que será destinada à SRTE/BA.
Texto: Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado