CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO SEDIA ENCONTRO DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL
05/12/2014
Desde as 8 horas desta sexta-feira, dia 5, ocorre na sede do Sindsaúde, o VI Encontro de Usuários, promovido pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (AUSSM/GO) em parceria com o Fórum Goiano de Saúde Mental (FGSM) e Sindsaúde. Também são comemorados os 20 anos do FGSM. Além de muita diversão, durante o evento está sendo realizada a eleição da nova gestão da AUSSM/GO e ainda, no período da tarde, haverá mesa redonda para discutir a luta antimanicomial.
“Pessoas com dificuldades mentais têm uma luta maior para se inserir na sociedade”, defende o ex-presidente da AUSMM/GO, Vanderson da Silva Talón. Ele pontua que esse tipo de evento ajuda os usuários a perceberem seus direitos. Para a psicóloga e secretária de Formação Política do Sindsaúde, Viviane Borges, o Encontro permite que os usuários se expressem dentro dos seus limites.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ajudou na mobilização de usuários e os mostrou a importância AUSSM/GO. “Nós reunimos alguns usuários, explicamos a eles a importância do evento e a necessidade da associação na luta pelos direitos” relatou a psicóloga do Caps Beija-Flor, Laila Beatriz. Ela relatou a importância do tratamento dos usuários por métodos alternativos “o Caps traz um tratamento com musicoterapia, psiquiatria, psicólogo e oficinas, além dos remédios. para assim integrar o usuário na sociedade”.
O evento teve também a presença do deputado estadual Mauro Rubem. Para ele a maior dificuldade da luta dos usuários é a indústria dos remédios, na avaliação de Mauro, o tratamento alternativo é a melhor escolha. “O tratamento com métodos alternativos é mais eficaz, pois a medicação deixa as pessoas dependentes” argumentou.
A secretária de Assuntos Sindicais do Sindsaúde, Shirlei Maria Dionísio, pontua que o sindicato sempre abre as portas da sede para o Fórum Goiano de Saúde Mental devido a importância da luta antimanicomial. “Nós sempre abrimos as portas para esse evento porque o Sindsaúde compreende a importância da luta dos usuários” afirmou. O encontro se estende até as 17 horas.
Conteúdo Relacionado