CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > REUNIÕES DEBATEM REESTRUTURAÇÃO REMUNERATÓRIA DA CPST
14/11/2014
Neste mês de novembro, dirigentes do Sindsprev PE vão realizar reuniões com os servidores do Ministério da Saúde para discutir a proposta de reestruturação remuneratória da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). A primeira reunião foi realizada na quarta-feira, dia 12/11, no Hospital Geral de Areias.
A proposta, debatida e construída nas diversas reuniões da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS), propõe a incorporação progressiva da gratificação de desempenho (GDPST) ao vencimento básico (VB), no percentual de 50% no VB e 50% de gratificação, para 2015; 60% no VB e 40% de gratificação, em 2016 e 70% no VB e 30% de gratificação, em 2017.
A incorporação de percentual da gratificação no vencimento básico vai ocasionar impacto financeiro à remuneração dos aposentados e ao anuênio pago as estes servidores. Para os trabalhadores ativo, o impacto ocorre apenas em parcelas de caráter pessoal e variável.
Outro ponto da proposta é a implantação de reajuste no valor de R$ 1mil (hum mil reais) ao vencimento básico para os níveis superior, intermediário e auxiliar. A implementação do reajuste ao VB apenas ocorreria após a incorporação gradual de percentual na gratificação de desempenho, estando previsto, desta forma, para 2017.
Os representantes da bancada sindical vão levar a posição dos estados sobre a aceitação ou não da proposta na próxima reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente, prevista para terça-feira, dia 18/11. “Neste encontro vamos aprofundar o debate sobre as proposta de reestruturação remuneratória. Ratificamos também a importância das visitas nos locais de trabalho para que possamos passar informes sobre as negociações, bem como colher sugestões e envolver a categoria diretamente nessa luta”, observa o coordenador do Sindsprev-PE José Bonifácio.
Conteúdo Relacionado