CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AÇÃO DO SINDSAÚDE DF ASSEGURA INSALUBRIDADE E TÍQUETE ALIMENTAÇÃO
04/11/2014
O SindSaúde DF tem recebido diversas queixas sobre ameaças ou até mesmo cortes no adicional de insalubridade em alguns setores. Essa medida é ultrajante e vai contra a ideologia pregada por esta entidade de que todos os servidores, em maior ou menor grau, estão em contato com agentes maléficos ao próprio bem estar, portanto, o benefício deve ser pago de forma generalizada aos trabalhadores da saúde. O pagamento do tíquete alimentação também tem apresentado problemas. O departamento jurídico do sindicato já começa a se movimentar para exigir na Justiça a quitação desses direitos.
O sindicato preparou ação com pedido de antecipação de tutela — maior celeridade da prestação jurisdicional — e aguarda provimento judicial para impedir os abusos da Secretaria de Saúde (SES-DF). É exigido o cumprimento da lei, garantindo que os afastamentos legais sejam preservados como se o servidor estivesse trabalhando, seja para efeito do tíquete alimentação ou para o recebimento de insalubridade. A ação prevê ainda que eventuais descontos ilegais sejam devolvidos retroativamente.
“A insalubridade tem de ser um direito de todos, afinal, os servidores transitam pelos hospitais e mesmo que não atuem em contato direto com os pacientes, só de estar no mesmo ambiente já estão expostos. O que tem que ser definido é o nível de exposição, mas que o adicional tem que ser pago a todos disso nós não temos dúvida”, avaliou a presidente Marli Rodrigues.
Qualquer retirada do adicional deve ser imediatamente comunicada ao SindSaúde para o ajuizamento da ação e os prejuízos sejam reparados retroativamente.
Conteúdo Relacionado