CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RO CONQUITA NOMEAÇÃO DA COMISSÃO DA INSALUBRIDADE
13/10/2014
Depois de três anos de muita negociação e cobrança por parte do Sindsaúde RO, o Governo do Estado finalmente criou a comissão responsável pelos levantamentos, elaboração e convalidação de laudos dos servidores que têm direito ao recebimento da insalubridade.
Para isso, o Governo baixou o Decreto nº 19.2020, de 29 de setembro e 2014, que regulamenta a concessão de adicional de insalubridade, periculosidade e atividade penosa aos servidores da administração direta, autarquias e fundações públicas do Executivo Estadual Rondoniense.
A Comissão irá se chamar Núcleo de Proteção e Saúde do Servidor e não tem prazo de validade e vai beneficiar aproximadamente 2.500 servidores, segundo cálculos do Sindsaúde. Desde 2010, o Estado não realiza laudos de insalubridade, deixando muitos servidores sem receber o benefício.
Segundo o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, que esteve na segunda-feira, 06, com a superintendente de Administração e Recursos Humanos (Searh), Carla Ito, o sindicato já entregou ao Executivo o laudo 2010 para ser convalidado pela referida comissão e imediata implantação na folha de pagamento desses servidores.
Os laudos de 2010 entregues ao Governo foram os dos servidores do Hospital de Base, João Paulo II, Cemetron, Hospital Regional de Cacoal e Hospital de São Francisco. O Sindsaúde já conseguiu autorização da Sesau para a realização dos laudos do Cosme e Damião, Hemodiálise de Ariquemes e Policlínica Osvaldo Cruz.
“Iremos cobrar a implantação imediata dessa insalubridade, pois já são quatro anos que os servidores continuam exercendo suas funções normalmente sem receber esse benefício. O retroativo desses quatro anos nós iremos negociar com o Governo tão logo começamos a receber a gratificação”, disse Caio Marin, ao ressaltar que o pagamento da insalubridade é uma de suas propostas de campanha.
Conteúdo Relacionado