CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS DENUNCIA IRREGULARIDADE NA ANTECIPAÇÃO DO 13º EM SÃO LEOPOLDO
01/10/2014
O SERGS e os demais sindicatos de trabalhadores ligados à Prefeitura de São Leopoldo denunciam ação irregular em relação ao pagamento do 13º salário. A Administração Municipal solicitou aos servidores que assinem empréstimo pessoal no banco, a título de antecipação de parte do 13º salário, uma prática ilegal, pois este valor deve ser pago no contracheque. O sindicato orienta os(as) enfermeiros(as) que ainda não aderiram ao empréstimo, a não fazer.
O SERGS marcou presença na terça-feira (23/9), na sessão da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, expondo suas preocupações com este tipo de prática, pois se não houver repasse dos valores pela Prefeitura, o banco poderá cobrar diretamente da pessoa que contratou o empréstimo, comprometendo ainda mais o orçamento do(a) trabalhador(a). A Prefeitura, por sua vez, alega que foi aprovada a lei que autoriza o município a pagar os valores ao banco, e que não há motivos para preocupações.
Repúdio ao atraso de salários
O SERGS reforça que o pagamento dos salários até o último dia do mês, exigido por lei, vem sendo descumprido em São Leopoldo, com previsão de novos atrasos para os próximos dois meses. Também foi registrado atraso de até 15 dias no pagamento da folha, penalizando de sobremaneira os(as) trabalhadores(as). O Sindicato repudia esta prática ilegal e já está tomando as atitudes cabíveis neste caso.
Conteúdo Relacionado