CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PRESIDENTA DO SINDPSI-ES FALA SOBRE PISO SALARIAL EM EVENTO COMEMORATIVO PELO DIA DA/O PSICÓLOGA/O
04/09/2014
A presidenta do Sindpsi-ES, Gliciane Chagas Brumatti, participou da mesa de abertura do evento em homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo realizado no sábado (30/08) no auditório da Faculdade Multivix, em Vitória. O encontro lembrou a data, comemorada no dia 27 de agosto, e reuniu profissionais e estudantes de Psicologia.
Gliciane destacou o trabalho do Sindicato para o estabelecimento de um piso salarial no Estado, por meio de uma pesquisa que está sendo realizada nas prefeituras com o objetivo de saber a média da remuneração da/o profissional da Psicologia no Espírito Santo. Ela informou que as administrações municipais já estão respondendo e que, a partir desses dados, será elaborada uma proposta de piso que será submetida à categoria por meio de assembleia. Essa definição é importante uma vez que é preciso estabelecer limites mínimos para remuneração e orientar empregadores, que constantemente procuram a entidade sindical, sobre estes valores.
Além disso, a presidenta do Sindpsi-ES falou sobre outras importantes demandas das/os profissionais que chegam ao sindicato, como a luta para o estabelecimento da jornada máxima de trabalho de 30 horas semanais (PL3338/2008) que está sendo travada no Congresso Nacional e na Presidência da República por sindicatos de todo o país liderados pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi).
Trabalhos
Foi a presidente do CRP-16, Hildiceia dos Santos Affonso, quem abriu os trabalhos do evento, destacando o crescimento da Psicologia no Brasil e no Estado, neste ano em que a regulamentação da profissão completou 52 anos.
Ela citou o número de psicólogas e psicólogos no Brasil, que ultrapassa os 215 mil; revelando também que são 3,7 mil no CRP-16, e destacando o número de instituições formadoras no Espírito Santo, que são 13, atualmente. Ela pontuou que o Sistema Conselhos contribui com o crescimento e fortalecimento da profissão. Na sequência, falou sobre a programação escolhida.
A coordenadora do curso de Psicologia da Multivix, Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, fez a fala final da mesa de abertura, ratificando a importância de se estudar e do compromisso profissional da psicóloga/o.
Depois da mesa de abertura, as/os participantes conferiram a mesa redonda “Interfaces na Psicologia: Diálogos entre Clínica, Clínica Ampliada e Políticas Públicas”. Após o debate, foi exibido o vídeo de homenagem ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo: “Por que eu escolhi ser psicóloga(o)”?, produzido pelo CRP-16 com depoimentos feitos por profissionais do Estado.
Na parte da tarde foram realizados nove minicursos sobre as diferentes abordagens da profissão: Abordagem Centrada na Pessoa, Clínica da Diferença, Clínica Junguiana, Gestalt-Terapia, Psicanálise, Psicologia Corporal, Terapia Comportamental, Terapia Familiar e Psicologia Positiva.
Com informações do CRP-16.
Conteúdo Relacionado