CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV BA SE MANIFESTA CONTRA PRIVATIZAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO EM UNIDADE DE SAÚDE
18/08/2014
Aconteceu na terça-feira, 12/08, reunião no Posto de Atendimento Médico (PAM) do Centro – Carlos Gomes com a presença dos diretores do Sindprev/BA, servidores, gestores da Unidade e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, a Gerente Estadual de Saúde do MS, Ana Rebouças, e Raimundo Leal, Gerente do Distrito Municipal.
Entre os dirigentes do Sindprev/BA presentes estavam os diretores da Secretaria de Organização, Edivaldo Santa Rita e Walter Candido; a diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Darci Francisca; e a diretora da Secretaria de Administração e Finanças, Maria Valdete Magalhães.
Na reunião foram apresentados pelas representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Gargur e Rosana Sousa, os projetos das mudanças estruturais do PAM Centro, apresentando o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, com uma estrutura prevista de 25 consultórios com várias especialidades, reforma da unidade e melhores condições de trabalho, com inauguração prevista para dezembro de 2014.
Edivaldo Santa Rita questionou que durante vários anos os servidores lutaram por melhores condições de trabalho e uma reforma na unidade, pois essa nova estrutura apresentada nunca foi dada para os servidores nem para a população. Agora os servidores foram pegos de surpresa com esse projeto de privatização, querendo transferir servidores e afastar os trabalhadores terceirizados, além de deixar os segurados sem atendimento. Sem assistência haverá prejuízo com toda a mudança estrutural da unidade.
Walter Candido deixou claro que o sindicato é contra a privatização e terceirização, pois os servidores não têm garantia nenhuma quando inaugurar o Multicentro. Nada foi discutido a respeito do destino dos servidores: se retornarão para o PAM Centro após a reforma ou se irão ser transferidos para outras unidades, sendo imposta a mudança.
Trata-se de uma política favorável aos grupos privados e não aos servidores, uma vez que estes serão provavelmente realocados para outras unidades. Ana Rebouças frisou que haverá uma equipe para acompanhar esse remanejamento para que todos tenham as mesmas condições laborais para ficar até a aposentadoria e garantir os direitos dos servidores.
A diretoria colegiada do Sindprev/BA informou que vai acompanhar todos os remanejamentos, buscando sempre um bom senso nessas mudanças, para que tudo se resolva da melhor forma possível tanto para os servidores como para a população.
Aproveitando o momento os diretores do Sindprev/BA passaram os informes jurídicos de pagamento de ações mais recentes para os servidores.
ASCOM SINDPREV/BA - Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado