CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CAMPO GRANDE (MS) PARTICIPA DO ATO NACIONAL DA CONSTITUINTE EXCLUSIVA DO SISTEMA POLÍTICO
14/08/2014
Dia 12 de agosto foi o dia nacional da luta pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político Brasileiro. Em Campo Grande - MS, a atividade foi realizada pela manhã, na "esquina democrática" da cidade, no Calçadão da Rua Barão de Rio Branco, quase esquina com a Rua 14 de Julho, no centro da cidade.
A data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Juventude. Essa proposta visa conquistar o grande desafio de “levar nossa bandeira para as ruas”, dialogando com os/as trabalhadores/as, em especial a juventude da capital.
Pauta central - Com objetivo de ampliar a campanha, foi utilizada a chamada "Constituinte Já!", informando as pessoas sobre a coleta de votos entre 01 e 07 de Setembro.
As atividades do Plebiscito no Mato Grosso do Sul foram constituídas de forma coletiva e sem ajuda de empresários. Feita exclusivamente de coletas, doações e eventos populares de arrecadação, como o Sarau do Plebiscito.
Segundo Walkes Vargas, da secretaria Operativa do Plebiscito, "a nossa pauta é honesta, militante e aguerrida. Nosso financiamento vem de nossas próprias contribuições coletivas. Por este motivo, utilizamos muita criatividade artística e cultural em nossas mobilizações".
Ações - A plenária do “Curso das Mil”, realizada em Campo Grande nos dias 26 e 27 de julho, definiu que, no Mato Grosso do Sul, as ações do Dia Nacional de Luta pela Constituinte seriam organizadas de forma descentralizada. Ou seja, cada município teve a tarefa de se preparar para organizar um Ato conforme a sua realidade local. Contudo o Comitê Estadual indicou algumas orientações para que todos os municípios estejam em sintonia.
A indicação é que os Atos tivessem centralidade em AÇÕES DE RUA como passeatas, panfletagens, colagem de cartazes, faixas, comício relâmpago, teatro de rua, atividades artísticas e musicais, ações em frente às Câmara de Vereadores e/ou às entidades financiadoras das campanhas, etc.
A organização da atividade solicitou "evitar construir ações dentro de auditórios ou locais que não estejam diretamente em contato com a população".
Agenda
Waldes Vargas e CUT MS
Conteúdo Relacionado