CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTSPREV/MS SOLICITA AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DO INSS
28/05/2014
Estivemos na quarta-feira, 22/05, em reunião, a nosso pedido, com o Gerente Regional do INSS/CG, Joaquim, e sua equipe de trabalho que elaborou o “Projeto Travessia”, afim de solicitar esclarecimentos uma vez que os boatos sobre a implantação do mesmo tem gerado desconfortos e inseguranças entre os servidores e servidoras do INSS.
Após breve apresentação do tal projeto pelo Grupo de Trabalho, liderado pela Chefe de Benefícios da GEREX/CG, Amanda, nos do Sintsprev/MS tivemos uma única certeza: os servidores, atores principais do projeto e que segundo a filosofia do mesmo, que fariam a tal “Travessia”, não foram consultados sobre sua disposição para realizarem tal viagem.
O tal projeto, apesar da falta de pessoal e de estrutura que todos conhecemos por que passa o INSS, equaciona no papel, os problemas do atendimento ao público, das demandas agendadas e não agendadas, bem como soluciona, como num passe de mágica, as demandas reprimidas da perícia médica.
Porém, na prática, os autores do tal projeto esqueceram-se de apenas um detalhe: de que os servidores e servidoras não são máquinas, são pessoas portadoras de deveres, mas também de direitos que devem ser respeitados. São pessoas que vêm se dedicando ao trabalho há muito mais tempo do que alguns “dirigentes” do INSS que por aqui recentemente aportaram, ditando ordens sem considerar que por traz do ”servidor” do INSS tem uma pessoa, que organizou sua rotina de vida a partir do local de trabalho onde hoje desempenha suas funções.
Se não bastasse a desconsideração total dos autores do projeto quanto à vida privada do servidor e servidora, os critérios utilizados para definição daqueles que elegeram para remover de seu local de trabalho foram discutidos e definidos entre eles, os iluminados Chefes de Agências.
Nós do Sintsprev/MS dissemos e reafirmamos que faremos a defesa dos servidores que se sentirem assediados moralmente, pois ninguém está obrigado a aceitar a remoção da forma que está se impondo. E lembramos aos dirigentes do INSS que assédio Moral é crime e como tal deve ser punido na forma da lei.
Estivemos visitando alguns locais de trabalho que está envolvido nas mudanças propostas pela GEREX/CG e pudemos vivenciar de perto a instabilidade emocional por que passam todos os servidores uma vez que ninguém sabe ao certo se será removido ou não.
Frente à essa situação, comunicamos à Presidência do INSS, em Brasília/DF, através da CNTSS/CUT, e solicitamos Audiência com o Presidente, Lindolfo Neto de Oliveira Sales para coloca-lo a par da situação de instabilidade por que passa a GEREX/CG em função da implementação do tal projeto travessia. Solicitamos que o mesmo intervenha, urgentemente, para devolver a paz aos servidores desta gerencia para que os mesmos possam continuar atendendo aos segurados com tranquilidade.
Ao mesmo tempo também estamos agendando reunião com os Deputados Federais de Mato Grosso do Sul para solicitar aos mesmos o apoio no sentido de intervir junto ao Presidente do INSS para que nos receba o mais breve possível.
Desde 28/05, o companheiro Élio, dirigente da CNTSS/CUT, está em Brasília e já esteve na sede da Presidência do INSS insistindo na importância da realização da referida reunião.
Assim que for agendada a reunião na Presidência em Brasília/DF, estaremos realizando conversa com os servidores do INSS para eleger representantes que irão conosco, Direção do Sintsprev/MS, participar da mesma.
Conteúdo Relacionado