CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPSI ES PARTICIPA DE ATO DA CUT COM MILHARES NO DIA DO TRABALHADOR
05/05/2014
O Dia do Trabalhador foi dia de feriado e luta em Vitória. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou uma programação especial para lembrar a data de luta dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo e o Sindpsi-ES participou do ato que contou com uma passeata da Praia do Canto à praia de Camburi.
Participaram vários membros da diretoria: a presidente, Gliciane Chagas Brumatti; a secretária-geral, Rafaela Gomes Amorim; a secretária de Comunicação, Inayhá Cristina Alves Dalvi; a secretária de Condições de Trabalho, Saúde e Políticas Sociais, Maria das Dores Soares; o suplente do Conselho Fiscal Douglas Gonçalves Jacob, além da secretária de Formação Política e Sindical, Danielle do Nascimento Cezini Lacerda, que subiu ao trio elétrico que puxava a passeata e falou às milhares de trabalhadoras e trabalhadores de diversas partes do Estado que compareceram em caravana ao ato, além das trabalhadoras e trabalhadores da Grande Vitória.
Danielle ressaltou que o psicólogo não é o profissional que atende isoladamente em seu consultório e que hoje as trabalhadoras e trabalhadores da área estão nas estruturas de atendimento público, efetivados por meio de concurso, e que constituem uma classe trabalhadora como as demais e defendeu a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da Psicologia, projeto que está em análise na Câmara Federal em tramitação avançada.
Além disso, ela falou sobre o posicionamento contrário do Sindicato às organizações sociais para as quais diversos serviços de saúde estão sendo entregues, colocando em risco o atendimento público, gratuito e isonômico aos usuários, e também resultando na desvalorização dos profissionais da Saúde.
A concentração para a passeata começou às 9 horas, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto. De lá os trabalhadores seguiram para a Praia de Camburi, onde a partir de meio-dia ocorrem shows com Rony e Rick; e Diego e Diogo. Vários segmentos de trabalhadores estiveram representados e falaram durante o ato que contou, ainda, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador, Givaldo Vieira; a deputada federal Iriny Lopes; o vereador de Vitória Marcelão; e o vereador de Vila Velha Zé Nilton.
História
O Dia Internacional do Trabalhador é comemorado nesta data em decorrência de uma manifestação de trabalhadores realizada no dia 1 de maio de 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e que levou milhares de pessoas às ruas. Na pauta de reivindicação estava a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.
No mesmo dia teve início em todo o país uma greve geral que culminou, no dia 4 de maio, em enfrentamentos com a Polícia e a morte de manifestantes e policiais. Nesse dia 12 trabalhadores foram mortos e outras dezenas de pessoas ficaram feridas após a força policial abrir tiro contra a multidão. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Anos depois a luta resultou em vitória no congresso daquele país com a redução da jornada de trabalho de 16 para oito horas diárias.
A segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, três anos depois, em 20 de junho de 1889, decidiu convocar anualmente, no dia 1 de maio, uma manifestação pelas oito horas de trabalho diárias.
Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes o que reforçou a data como marco de luta. Mas foi apenas em 1919 que o senado francês ratificou o dia 1 de Maio como feriado pela luta dos trabalhadores. Em 1920 a Rússia fez o mesmo. Os dois países foram seguidos por muitas outras nações.
Conteúdo Relacionado