CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTRAEMFA REALIZA UM ENCONTRO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO
12/03/2014
No sábado dia 15 de fevereiro de 2014, na sede do SITRAEMFA, acontecerá mais uma reunião do GT PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO. Neste encontro participarão os dirigentes sindicais: Edson Brito, Helena, Jusimar, Luiz e o presidente do Sitraemfa, Aldo Damião.
O GT discutiu com o setor jurídico a possibilidade de uma liminar a fim de exigir da Fundação Casa algumas respostas há várias questões pertinentes a esse setor pedagógico, entre elas:
Isonomia Salarial no Setor Pedagógico. Por quê?
- Valorização do papel estratégico do Agente Educacional, promovendo a melhora das condições salariais de modo a corrigir a disparidade entre a remuneração deste profissional e o Pedagogo.
- Reconhecimento, por parte da Fundação Casa, da natureza técnica do cargo de Agente Educacional, conforme o artigo 37, inciso XVI da Constituição Federal.
- Uniformização das atribuições do Agente Educacional, eliminando as contradições entre os editais dos concursos públicos de 2005 e 2009 e o próprio Caderno da Superintendência Pedagógica.
- Uniformização das atribuições do Pedagogo, eliminando as contradições entre os editais dos concursos públicos de 2005 e 2009 e o próprio Caderno da Superintendência Pedagógica.
Jornada de 30 horas para o Setor Pedagógico. Por quê?
- A natureza preponderantemente pedagógica da Medida Socioeducativa impõe aos profissionais do Setor Pedagógico uma estressante e exaustiva jornada diária de trabalho.
- Melhoria na qualidade de vida dos profissionais do Setor Pedagógico, aumentando sua motivação e assim minimizando o grande volume de casos de absenteísmo e exonerações voluntárias de servidores deste Setor.
- Desgaste físico e emocional gerado pelo contato diário prolongado com os adolescentes e com a precária condição de trabalho na maioria dos Centros.
Na reunião foram deliberados os seguintes eixos:
1. Coordenação do GT:
Antonio Sergio Eduardo, pedagogia do CASA Tamoios;
Francisco de A. Freire, pedagogia do CASA Vila Nova Conceição;
Regislaine Katia da Silva, pedagogia do CASA Novo Horizonte;
Enivaldo S. Lima, pedagogia do CASA;
Ricardo Fongaro, pedagogia do CASA Santo André I;
José Nicanor Gonçalves, pedagogia do CASA Rio Paraná;
2. Encontros do GT:
Os encontros aconteceram a cada último sábado do mês;
Obs: Todos (as) os trabalhadores (as) poderão participar das reuniões do GT, a fim de se informarem dos encaminhamentos já feitos, darem suas contribuições e participarem das lutas desse setor.
3. Continuar a mobilização dos setores pedagógicos, a fim de marcar as pautas e lutas desse setor; todas as sextas feiras, os educadores deverão trabalhar com uma camiseta/vestuário de cor vermelha.
Obs: Convidamos todos (as) os (as) trabalhadores (as) de outros setores a se sensibilizarem com a pedagogia e também vestir uma peça de roupa vermelha nas sextas feiras.
4. O trabalhador (a) do setor pedagógico/educação poderá participar das discussões desse setor através do email/group: [email protected]
Conteúdo Relacionado