CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > O SINDSAÚDE GO E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
10/03/2014
Desde a fundação do Sindsaúde/GO, há 25 anos, já se discutia o significado do dia 8 de março. O sindicato sempre participou na luta pela valorização profissional da mulher. O objetivo é refletir qual o papel da mulher na sociedade atual, realizando conferências, reuniões e debates, com o esforço de tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Afinal, mesmo com os avanços, elas ainda sofrem com salários baixos, violência, jornada excessiva de trabalho e desigualdade na carreira profissional.
Com o aumento do segmento religioso nas bancadas do poder, existe o conservadorismo que aumenta essa fragilidade no direito das mulheres. A luta é por um Estado laico, já que mesmo com uma mulher na presidência, a maioria do pensamento vem da sociedade, que continua acreditando que somente os homens podem representá-los. Assim as mulheres ainda são tratadas como minoria, mesmo representando 52.8% da sociedade.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. “É importante todos os países do mundo reconhecer que somos diferentes, que é preciso uma tratativa ocupação dos espaços de poder”, menciona a presidenta do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso. E ainda completa “não deveria existir só um dia, mas o ano todo deveria ser voltado às mulheres e a essa luta por igualdade na sociedade”.
Conteúdo Relacionado