CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDICATOS FEDERAIS SE MOBILIZAM PARA GARANTIR REAJUSTE: CAMPANHA SALARIAL DEFLAGRADA
23/01/2014
Servidores federais terão reajuste salarial de 5% referente a janeiro pago em fevereiro em cima da gratificação de atividade (GDPST,GDASS,GDM), que corresponde a segunda das três parcelas da recomposição acertada com os sindicatos em 2012, fruto de uma greve histórica dos servidores. O reajuste dado ao governo foi de 15,8%, negociado em três parcelas de 5%, que começaram a ser pagas em 2013 e vão até 2015.
Para a diretoria do SindsprevPB, esse percentual fica muito a desejar uma vez que a inflação do ano passado (5,91%) corroeu o reajuste salarial previsto. Mesmo corroído pela inflação, não podemos esquecer que esse reajuste é fruto de um ganho da greve feito pelos servidores públicos federais em 2012.
Além disso, os aposentados vão receber um aumento ainda menor haja vista que a GDPST não é paga integralmente, configurando-se o tratamento discriminatório que o governo insiste em dispensar a essa categoria. O Sindicato discorda totalmente dessa política diferenciada, pois entende como uma penalização àqueles que contribuíram a vida toda com o serviço público.
O movimento deve estar sempre atento e ativo para as próximas lutas. Entre as reivindicações deste ano estão a antecipação da parcela 2015 para 2014; a paridade para os aposentados, estendendo as gratificações da GDPST e GDASS de 50 para 80 pontos; a situação seria menos gritante no caso do INSS se houvesse a incorporação da GDASS prometido pelo governo, mas que até o momento não foi efetivada; o resgate da DPNI; a reconstituição dos GTs para discutir a reestruturação das carreiras.
Fazem parte do grupo que vão receber o reajuste em fevereiro o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), a carreira de Previdência, Saúde e Trabalho, os militares das Forças Armadas, os professores de universidades e colégios federais, os policiais rodoviários e o pessoal que recebe a gratificação chamada GDATA.
Conteúdo Relacionado