CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV BA COMEMORA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
21/11/2013
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, herói que sintetiza a luta do povo baiano por uma sociedade livre e igualitária. Esse nome Zumbi dos Palmares, que significa a “força do espírito presente”, é referência para luta do povo negro contra a escravidão e opressão.
Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, tornando obrigatório também o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
Nas escolas, as aulas sobre os temas História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional estão proporcionando o resgate das contribuições dos heróis da nação nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
É essencial dar essa visibilidade ao mês da Consciência Negra e tratar da temática étnico-racial, para assim fortalecer ações de promoção da igualdade racial.
Alguns estados comemoram o feriado da Consciência Negra, mas não é um feriado nacional, apenas em algumas regiões do país. Na Bahia, por exemplo, somente as cidades de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha têm feriado no dia 20 de novembro. Escolas e grupos promovem palestras, atividades educativas e desfiles para acabar com o preconceito, que possui raízes históricas.
Esse dia de luta pela verdadeira liberdade dos negros, que constituem 70% da população brasileira, representa a conscientização de uma sociedade racista, uma sociedade que não pensa no coletivo, no todo.
Mais importante que discutir as violações aos direitos da população negra, o enfrentamento do racismo, mais oportunidades para ascensão socioeconômica dos afro-brasileiros, entre outros pontos, é ter essa data como importante reflexão em relação à introdução dos negros na sociedade brasileira.
Este dia tem a finalidade de fazer você refletir e pensar na grande jornada e batalha que os negros enfrentaram contra o preconceito racial dentre os diversos outros problemas. Além disso, um detalhe bem interessante é que a semana em que está este dia é chamada da Semana da Consciência Negra.
Viva a Consciência Negra!
Texto: Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado