CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINFARMIG: ANÁLISES CLÍNICAS JÁ TEM SUA PRIMEIRA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
30/09/2013
Garantia de reposição das perdas inflacionárias, preservando o poder de compra do salário, conquista do vale-refeição (R$ 13 para BH e R$ 10 para demais cidades) e de 10% para os cargos de responsabilidade técnica. Essas são alguns dos avanços assegurados com a assinatura, em 26/09, entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) e o Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisas e Análises Clínicas de Minas Gerais (Sindlab) da primeira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Análises Clínicas. A CCT foi enviada na sexta, 27/09, para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para ser homologada.
A Convenção foi assinada pelos diretores do Sinfarmig: Júnia Dark Vieira Lelis, Maria das Graças Pinto, Rilke Novato Públio, Silvana Mafra Boson e Waldirce Inez de Souza. Pelo Sindlab, o documento foi assinado pelo presidente da entidade, Humberto Tibúrcio. O Sinfarmig estima que o segmento de Análises Clínicas reúna atualmente cerca de 5 mil profissionais farmacêuticos em Minas Gerais.
Conforme o diretor do Sinfarmig, Rilke Novato Públio, a assinatura do documento é um divisor de águas para os profissionais de Análises Clínicas. “A CCT garante que os salários sejam corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) permitindo recuperar as perdas impostas pela inflação. Antes da existência do documento, era impossível essa garantia, ficávamos sem saber se os farmacêuticos de Análises Clínicas tinham ou não preservado seus salários da inflação”.
O diretor acrescenta que a criação da convenção significa uma base sobre a qual outros avanços podem ser negociados com os empregadores de agora em diante. “Essa é a primeira Convenção, depois dela muitos outros avanços virão”, completa a diretora Júnia Vieira Lelis.
Conteúdo Relacionado